São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/cinema/"Terra"

Novo filme da Disney é colagem de clichês

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

Documentários sobre a vida selvagem têm uma missão nobre: inspirar em crianças o respeito pela natureza e infundir-lhes o espírito da conservação. O abuso desse gênero pelos canais de TV paga pode estar produzindo o efeito inverso -um imenso bode de tudo quanto é bicho fofo. Meus filhos, de 11 e 6 anos, trocam de canal sempre que eu paro para ver o Animal Planet.
Já sei que não os levarei ao cinema para ver "Terra", documentário sobre a vida selvagem que marca a estreia da Disney nesse filão supersaturado. "Terra" é uma longa (96 minutos) e sonolenta colagem de clichês: da narração tediosa em "off" sobre o "círculo da vida" à música instrumental de fundo à cena do guepardo pegando o antílope em planície africana.
O filme segue, durante um ano, migrações de grupos de animais. Seu fio condutor seriam os ciclos hidrológicos e meteorológicos causados pela inclinação do eixo da Terra, que nos dá as estações do ano. Os "atores" são os de sempre (baleias-jubarte, renas, ursos-polares e os herbívoros africanos), bichos fotogênicos, que habitam lugares abertos, como savanas e planícies.
Como em todas as coisas Disney, há os "malvados", encarnados por lobos, leões e morsas. Ainda assim, não aparece uma gota de sangue. É Disney, não se esqueça. Coerência de roteiro? Deixa para lá. Após mostrar as baleias chegando dos trópicos à Antártida, "Terra" pula para uma sequência de marcha de pinguins e fecha o trecho com uma imagem de aurora austral -que na dublagem foi chamada de "boreal".
Aqui, roteiro é o que menos importa. O que vale são as imagens espetaculares, como a cena noturna dos leões tentando atacar os elefantes. Mas nada redime o filme, cujo momento mais divertido é o "making of" na hora dos créditos.


TERRA

Direção: Alastair Fothergill/Mark Linfield
Produção: EUA, Inglaterra, Alemanha, 2007
Onde: em cartaz no Kinoplex Itaim, Jardim Sul e circuito
Classificação: livre
Avaliação: ruim



Texto Anterior: Análise/livro/"Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana": Livro expõe criador tão genial quanto tirânico
Próximo Texto: Esporte é tema do último volume da Coleção Folha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.