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Trem com 107 escritores parte de Lisboa no dia 7 em busca de identidade cultural européia
"Diário de bordo" tenta descobrir se continente é uma "casa comum" ou se caminha para nova Torre de Babel
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Expresso das Letras
LUIZ ANTONIO DEL TEDESCO
EDITOR-ASSISTENTE INTERINO DA ILUSTRADA
No próximo dia 7, pouco mais
de cem escritores vindos de 43
países europeus embarcam na estação ferroviária de Santa Apolônia, em Lisboa, para refazer o trajeto que percorria no início do século o Expresso Norte-Sul, o mais
rápido e um dos mais luxuosos
trens da época.
Mas, ao apear na estação de Berlim, após 39 dias sobre os trilhos e
tendo passado por 19 cidades de
11 países, os que estiveram no
trem não terão feito apenas uma
viagem glamourosa como faziam
os viajantes de outrora. O objetivo
do Trem Literatura Europa 2000 é
buscar respostas e refletir sobre o
futuro cultural do continente.
A idéia do trem começou a ser
elaborada em 1997, no escritório
de literatura de Berlim, e agora
entrou no rol das comemorações
francesas pela chegada do ano
2000. E o final de milênio parece
estar inquietando os escritores
europeus.
Formada por quase 50 países e
mais de uma centena de línguas, a
Europa, ou pelo menos uma parte
dela, se questiona sobre o seu destino, sua identidade cultural e a
"função" da cultura em um mundo globalizado.
E são muitas as questões propostas pelo programa Trem Literatura aos escritores. "Caminhamos para uma casa cultural comum ou estamos construindo
uma nova Torre de Babel?" "O escritor conserva ainda o papel que
herdou do Iluminismo?" "Como
a literatura enfrenta o desafio da
globalização da mídia?"
Ao longo do trajeto e em cada
cidade visitada -onde os viajantes passarão de um a dois dias-,
os escritores deverão participar
de encontros culturais e de vivências para que se relacionem com a
vida dessas cidades e compreendam melhor a pluralidade cultural do continente.
Para Katrin Oebel, responsável
pelo Trem Literatura em conjunto com a Missão 2000/França
-programa francês de comemorações do ano 2000-, não foi por
acaso que a idéia do projeto surgiu em Berlim.
"Thomas Wohlfart, que dirige
há oito anos o Escritório de Literatura de Berlim e que teve a idéia
do programa, viveu muito de perto a divisão da Europa em dois
blocos. Ele queria um projeto literário de dimensão européia e tomou conhecimento da história do
Expresso Norte-Sul. Aquele trem
foi o sonho que o banqueiro belga
Georges Nagelmackers transformou em realidade. Ele queria ver
uma Europa unida, sem fronteiras. Foi essa visão que Wohlfart
quis ver renascida, mas agora por
meio da literatura", explica.
Katrin Oebel acredita que a convivência de pessoas de hábitos e
crenças diferentes, vindas de lugares diferentes, é um dos principais proveitos do projeto.
"O trem como um passo para a
construção de uma "casa européia" tem um significado simbólico enorme. Não se esqueça de que
colocaremos lado a lado, por pouco menos de seis semanas, homens vindos de países em guerra.
Se conseguimos realizar este projeto foi porque pudemos contornar seus maiores empecilhos, que
foram as instituições políticas estabelecidas e os aspectos ideológicos", conta.
Como resultado final prático
desse périplo dos escritores será
produzido um "diário de bordo
das literaturas européias".
Cada viajante deverá escrever
um texto de aproximadamente 15
páginas, no qual irá colocar suas
impressões sobre o continente
que descobrir durante o trajeto.
Intitulados "Da Europa", os 107
textos -serão 107 os escritores
no trem- vão ser agrupados em
um único volume que pretende
ser, de certa forma, a tradução do
continente por seus habitantes.
Em 2001, o diário da viagem será
editado e traduzido em todas as
línguas européias.
O trajeto do Trem Literatura vai
cobrir quase toda a Europa e retoma, em parte, o percurso do extinto Expresso Norte-Sul, trem
criado em 1887, que começou fazendo a ligação entre Lisboa e Paris e, mais tarde, chegou a unir a
capital portuguesa a Moscou.
Enquanto o "diário a 107 mãos"
não chega, é possível acompanhar
a viagem do Trem Literatura e
conversar com os escritores no site www.literaturexpress.org.
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