São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL

@ - Daniel Castro




Decreto da TV digital mantém "monopólio"

O decreto que o presidente Lula deverá assinar nesta semana, instituindo a TV digital no país, vai manter o "monopólio do ar" exercido pelas atuais grandes redes. O documento será um texto curto, com linhas gerais sobre a transição da TV analógica para a digital.
A Folha apurou que o decreto atenderá às reivindicações vitais das redes de TV.
Como pediram em ofício ao presidente, as redes receberão um novo canal de seis megahertz. Assim, praticamente se fecha por dez anos o espectro de UHF e VHF em São Paulo e Rio para novas redes de TV e para outros usos das freqüências, como internet e telefonia. A entrada das teles no negócio da TV aberta, tão temida pelas redes, ficará bloqueada.
O decreto não obrigará as redes a ocuparem 100% da faixa de seis megahertz. Hoje, elas precisam desse espaço para irradiar um canal analógico. Com a tecnologia digital, cabem pelo menos quatro canais de definição standard (igual à atual) nos seis megahertz.
O decreto não obrigará as redes a transmitirem sempre em altíssima definição nem vetará a divisão da freqüência em quatro canais -o que aumentaria custos das TVs. Dirá apenas que elas estão autorizadas a transmitir em alta definição (HD), para televisores top de linha, em definição standard (SD), para pequenos aparelhos como os de ônibus, e em baixa definição (LD), para celulares.

GIANE É ATOR 1
Para Silvio de Abreu, autor de "Belíssima", Reynaldo Gianecchini foi o ator que mais surpreendeu a audiência de sua novela. O ex-modelo se revelou um esforçado ator cômico.

GIANE É ATOR 2
Abreu, no entanto, diz que o desempenho de Gianecchini não o surpreendeu. "Eu tinha certeza de que ele ia fazer bem. Toda vez que um ator reverte a expectativa do público, leva tempo para o telespectador se acostumar. Depois o público diz que o ator melhorou, mas não é isso, é o público que se acostumou", defende Abreu.

MARCA PESSOAL
O autor Manoel Carlos vai bater um recorde pessoal com "Páginas da Vida". A próxima novela das oito da Globo entra no ar com 18 capítulos escritos.

FILÃO INFANTIL 1
A Rede TV! descobriu que desenho animado dá boa audiência (pelo menos para seus parâmetros). Depois de estrear produções japonesas na faixa das 18h, que vêm dando até três pontos no Ibope, acaba de fechar uma parceria com o canal Nickelodeon, do grupo Viacom.

FILÃO INFANTIL 2
A partir de 3 de julho, a Rede TV! exibe uma faixa de desenhos das 7h30 às 9h. As estrelas são três boas atrações da Nickelodeon para o público pré-escolar: "Dora, a Aventureira" (que está bombando nos EUA), "Go, Diego, Go" e "Pistas de Blue".

SEM CONSPIRAÇÃO
A Globo informa que já estava previsto havia meses que Sandra Annenberg voltaria da Alemanha antes do final da primeira fase da Copa do Mundo.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.