São Paulo, sábado, 26 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

LIVROS

CRÍTICA ANTOLOGIA

Volume reúne palavras e conceitos de Antonio Vieira

Glossários dos sermões do escritor são publicados em um único livro

JOACI PEREIRA FURTADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Deus deu vida a Adão com um sopro, porque a vida do homem é vento."
Enunciados deleitosos assim aguardam o consulente do "Índice das Coisas Mais Notáveis", de Antônio Vieira (1608-1697) -o célebre pregador português que, mais de três séculos após a morte, continua surpreendendo.
Tendo coordenado a edição dos 15 volumes com 206 sermões, publicados em Lisboa a partir de 1679, o próprio Vieira acrescentou ao final de cada um deles uma espécie de glossário. As entradas remetem não só a palavras empregadas mas também a conceitos ou ideias desenvolvidos nos discursos, na maioria das vezes com frases exemplares ou abonações como a que abre esta resenha (verbete "Adão").
Alcir Pécora, organizador do volume e crítico da Folha, é autor também de uma "Introdução", indispensável para ter a exata noção das características e do alcance desse instrumento que simplesmente não existia, a não ser disperso, na editio princips [edição original].

ARREBATAMENTO
Dito assim, talvez reste a falsa impressão de que o livro interessa apenas a uma restrita confraria de iniciados.
Porém, qualquer leitor de Vieira -sobretudo aquele que, como Fernando Pessoa, quer se entregar ao arrebatamento inefável de lê-lo pela primeira vez-, tem agora como ir muito além do "Sermão da Sexagésima", guiado pela escolha de palavras, temas ou personagens nas prédicas do jesuíta.
Como costumam ser mais eloquentes ou impressionantes, Pécora relaciona números que por si só traduzem a monumentalidade da obra a que o "Índice das Coisas Mais Notáveis" remete: "8.364 abonações distribuídas em 1.178 entradas, sendo que dessas frases de abonação 6.288 delas não se repetem".
Se isso não convenceu o leitor da importância desse repertório, talvez o comova a certeza de que, quanto mais se entende uma linguagem, mais se compreende uma época: com esse instrumento, é possível observar a palavra em seu habitat natural, isto é, no uso que lhe dá sentido -o que pode evitar a sensação de anacronismos.
Pois esse "Índice das Coisas Mais Notáveis" reúne não só o vocabulário mas o também notável -se não o maior- elenco de noções da teologia, da política e da retórica do português escrito do século 18.
Afinal, trata-se do principal orador daquele tempo, o "imperador da língua", para quem "pouco valem as palavras quando quem as pronuncia não entende o sentido delas" ("Palavra").

JOACI PEREIRA FURTADO, doutor em história pela USP, organizou edição das "Cartas Chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga (Companhia das Letras)

ÍNDICE DAS COISAS MAIS NOTÁVEIS

AUTOR Antônio Vieira
ORGANIZAÇÃO Alcir Pécora
EDITORA Hedra
QUANTO R$ 29 (390 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: Livros - Crítica/Romance: Talento ficcional supera a pregação religiosa de Tolstói
Próximo Texto: Crítica/Romance: Sarah Waters cria excelente mistura de gêneros literários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.