São Paulo, sábado, 26 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES marcos.flaminio@grupofolha.com.br

Gullar pode ser Nobel?

O poeta Ferreira Gullar afirmou à coluna que sua candidatura ao Nobel de Literatura deverá ser reapresentada em Estocolmo em 2011. Segundo o autor, as publicações na Suécia, dois anos atrás, de seu "Poema Sujo" (seu trabalho mais importante) e, mais recentemente, de uma antologia poética e da edição da revista "Karavan" -—com dossiê dedicado a ele- levaram escritores e professores do país a propor a ideia.
Gullar, que também é colunista da Folha, teve suas candidaturas registradas em 2002 e 2004. O fato de ter ganho neste ano o Camões, principal prêmio a autores de língua portuguesa, também pesa.



// PORTUGAL FAZ LOBBY POR PRÊMIO
A polêmica surgiu nesta semana no "Diário de Notícias" (Lisboa), que disse já haver, em Portugal, lobbies de apoio à candidatura de Lobo Antunes e, no Brasil, à de Rubem Fonseca. A razão seria a aprovação do Acordo Ortográfico, que elevou o "brasilês" à "categoria de português de primeira".
O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinicios Vilaça, disse à coluna que "Portugal precisa superar esse ciúme de suas duas principais criações: ‘Os Lusíadas’ e o Brasil". Sobre Lobo Antunes: "É melhor que Saramago". Sobre Fonseca: "Um ótimo nome". Sobre brasileiros "nobelizáveis": "Nem sob tortura digo isso!".

Carlos Osorio - 9.nov.09/Associated Press
GOOGLE DIGITALIZA MAIS UM ACERVO
Em negócio de € 30 milhões, a empresa escaneará 400 mil obras da Biblioteca Nacional da Áustria, que tem um dos cinco maiores acervos de literatura dos séculos 16 a 19

// O ROUSSEAU BRASILEIRO
Uma das mais tradicionais casas francesas, a Garnier prepara edição das obras completas de Jean-Jacques Rousseau feita por especialistas de todo o mundo, incluindo quatro brasileiros. Prevista para sair entre 2012 -ano do tricentenário de nascimento do filósofo suíço- e 2016, os volumes contarão com estudos de Luiz Fernando Franklin de Matos, Maria das Graças de Souza (USP), Maria Constança Peres Pissarra (PUC-SP) e Ricardo Monteagudo (Unesp), além de nomes como Pierre Chartier e Alain Grosrichard. Os 21 tomos -que incluem "O Contrato Social" e "A Nova Heloísa"- também terão edição eletrônica.

Cores do pensamento Recém-lançado no Reino Unido, "Through the Language Glass" (através do espelho da linguagem, Heinemann) faz uma brilhante associação entre saber e linguagem. Professor na Universidade de Manchester, Guy Deutscher começa por Homero e passa por Darwin até pesquisas recentes para defender a influência das cores no modo como o homem estrutura seu pensamento.

Amores proibidos
Polêmico desde que foi lançado na Alemanha em 2008, o romance "Um Homem Apaixonado", do premiado autor alemão Martin Walser, 83, está sendo publicado aqui pela editora Planeta. A obra narra o "affair" de J.W. Goethe, autor de "Afinidades Eletivas", com uma menina mais jovem. Mas a grande questão levantada foi a suspeita de apresentar "traços auto biográficos".


Texto Anterior: Crítica/Romance: Sarah Waters cria excelente mistura de gêneros literários
Próximo Texto: Livros - Ficção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.