São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

BRUNO YUTAKA SAITO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Querida, Encolhi as Crianças
SBT, 14h.

(Honey I Shrunk the Kids). EUA, 1989. Direção: Joe Johnston. Com Rick Moranis, Matt Frewe, Marcia Strassman. Adorável comédia-bobagem que traz um tema comum no cinema norte-americano dos anos 50 e 60: mutações genéticas resultantes de experimentos científicos. Aqui, o tom é de comédia familiar. Cientista maluco (Moranis) inventa uma máquina que diminui acidentalmente o tamanho de seus filhos e amigos. O filme teve uma sequência infeliz, em que a piada já não tinha mais graça.

O Fantasma
Globo, 15h30.

(The Phantom). EUA, 1996, 100 min. Direção: Simon Wincer. Com Billy Zane. O mitológico super-herói dos quadrinhos em versão um tanto infeliz para o cinema. Nesta aventura, o misterioso personagem (criado em 1937) tenta impedir que um inescrupuloso empresário reúna estatuetas que podem lhe dar poderes sobrenaturais. Vale para conferir uma das primeiras aparições da musa Catherine Zeta-Jones e para dar umas risadas do uniforme cor-de-rosa do Fantasma. Para avaliar o fracasso da adaptação, basta verificar que não houve nenhuma franquia ao estilo de "Batman": reflexos de uma década em que as adaptações de HQs para a telona ainda tropeçavam bastante e ainda não eram a galinha de ovos de ouro de Hollywood.

Blow Up - Depois daquele Beijo
Bandeirantes, 22h.

(Blow Up). Inglaterra, 1966, 88 min. Direção: Michelangelo Antonioni. Com David Hemmings, Vanessa Redgrave. Em seu primeiro filme em inglês, o diretor italiano Michelangelo Antonioni explora como ninguém o charme e o clima dos anos 60. Aqui temos um thriller de suspense em que ilusão e realidade se misturam na cabeça de Thomas (Hemmings). Jovem fotógrafo de moda, ele descobre que registrou acidentalmente um assassinato durante uma sessão em um tranquilo parque. Ambientado na "Swinging London", o filme mostra ainda uma apresentação da banda Yardbirds. Referência até hoje, seja no cinema seja na moda.

Terror em Amityville
Bandeirantes, 1h30.

(Amityville 2: The Possession). EUA, 1982, 104 min. Direção: Damiano Damiani. Com James Olson, Burt Young. No rastro de clássicos do gênero como "O Exorcista" ou "Poltergeist", inúmeras séries sem personalidade e apelativas surgiram pelo caminho. "Amityville" teve um certo sucesso nas bilheterias ao recontar pela enésima vez a história de uma família que é assombrada por um espírito maligno. E haja reza brava e sangue voando para todos os lados.

Intenções Assassinas
SBT, 1h50.

(Deadly Intentions... Again ?). EUA, 1990. Direção: James Steven Sadwith. Com Harry Hamlin, Joanna Kerns. Após sair da cadeia, médico perturbado não consegue retornar à vida normal. Cai nas drogas, adquire hábitos estranhos e, como se não bastasse, planeja matar sua mulher. Coisa de doido.

Intercine
Globo, 1h50.

Nesta sexta, a emissora traz opção diferenciada para o telespectador, que costuma escolher apenas entre filmes norte-americanos. Desta vez, as alternativas são o policial "Justiça Cega" (EUA, 1990, de Mike Figgis, com Richard Gere, Andy Garcia) e a comédia "Carlota Joaquina - Princesa do Brazil" (Brasil, 1994, de Carla Camurati, com Marieta Severo, Marco Nanini).

Os Dois Supertiras em Miami
Globo, 3h40.

(Miami Super Cops). Itália, 1985, 95 min. Direção: Bruno Corbucci. Com Bud Spencer, Terence Hill, Jackie Castellano. Mais um episódio da série Trinity, conhecida pela dupla Terence Hill e Bud Spencer, ou se você preferir, o Didi Mocó e o Dedé Santana da Itália. De humor um tanto forçado, que não consegue arrancar mais do que sorrisos amarelos dos não-iniciados, o filme traz os dois atores como policiais que se envolvem em trapalhadas ao tentar localizar o dinheiro roubado de um banco. Personagens que tiveram seu auge nos anos 70, aqui eles tentavam abocanhar mais uma década de sobrevida.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

O confronto entre pop e rock

Em uma hipotética batalha, quem é o melhor: o pop ou o rock star? Se tomarmos como exemplo "Procura-se Susan Desesperadamente" (TNT, 11h30) e "The Doors" (Fox, 22h), acerta quem diz que o rock está morto.
Apesar de toda a publicidade em torno de Madonna, ícone pop por excelência, "Procura-se Susan" é muito mais do que uma sessão da tarde. Aqui, ela representa tudo o que uma entediada dona-de-casa sonha para sua vida. Ritmo e humor em um "clássico" que é testemunha e pérola dos anos 80.
Rolando montanha abaixo, vem "The Doors", chato como um pretensioso rock star. Com mão pesada, Oliver Stone dá sua visão de Jim Morrison -no caso, um mala sem alça.
(BRUNO YUTAKA SAITO)

POP

HBO mostra show inédito do espanhol Alejandro Sanz
O cantor Alejandro Sanz, astro espanhol da música romântica, é o destaque de hoje no HBO, às 21h. Em show inédito, ele apresenta canções do disco "Corazón Partío", um de seus mais vendidos lançamentos, além de sucessos como "Si Tú me Miras", "Más", "El Alma al Aire". A carreira de Sanz deu um salto após o CD "Viviendo Deprisa", que lhe rendeu sete discos de platina na Espanha e milhões de fãs pelo mundo.

MODA

Eurochannel exibe especial inédito sobre Gianni Versace
A vida e a carreira do estilista Gianni Versace (1946-1997) é tema de documentário inédito no Eurochannel hoje, às 22h. Nascido na Calábria (Itália), tornou-se um dos mais ricos profissionais da moda. Teve reconhecimento em 1982, quando ganhou o primeiro Prêmio Olho de Ouro como melhor do ano. Vestiu Madonna, Elton John e outras celebridades. O especial mostra sua trajetória, desde Milão, onde trabalhou com costureiros famosos nos anos 70, até o trágico fim em sua casa em Londres. Versace foi morto por um "serial killer" que logo depois cometeu suicídio.

DESENHO

Disney traz animação inédita sobre adolescente
O Disney Channel estréia hoje, às 22h30, o desenho animado "Kim Posible". A comédia narra as batalhas de Kim, adolescente que enfrenta situações típicas de sua idade ao lado do fiel amigo Ron Stoppable e da mascote Rufus. As histórias tratam da luta do bem contra o mal e de aventuras dos personagens para salvar o mundo. Amanhã, às 12h, o canal mostra a estréia de "Teamo Supremo", com os heróis Crandall, Brenda e Héctor, estudantes que usam forças especiais contra os vilões Pirata Laser e Barão Blitz.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Ciro é o genérico do Viagra!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.