São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música é quadrinho e vice-versa

DO ENVIADO A CURITIBA

Duvida? Então confira pessoalmente no show da banda Gianoukas Papoulas, que acontece hoje à noite no Blen Blen Brasil.
Mais um dos "suportes" das histórias da Candyland Comics, o grupo formado em São Paulo, no ano de 1994, aposta na mistura de rock'n'roll com HQs e promete distribuir gratuitamente no evento exemplares de "Jerônimo Coelho", roteirizada pelo vocalista Olavo Rocha e ilustrada pelo próprio Guilherme Caldas.
"Enquanto as imagens dos quadrinhos podem ser apropriadas pelo lado "sério" das artes plásticas, como fez o Roy Lichtenstein, eu, como escritor, também retiro das HQs o argumento para escrever as letras do Gianoukas", revela Rocha, parceiro de Caldas desde os tempos do "Luke Skywalker...", editado por eles na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Mas a recíproca (a da música inspirar os quadrinhos da Candyland) é também verdadeira. Não bastasse as belas ilustrações de Lourenço Mutarelli para a mini-HQ "Vozes" -publicada pela Candyland e que tem a "presença" de John Cale, Gardel, Yupanqui, Lou Reed, entre outros-, também o CD do Gianoukas, com lançamento previsto para o final de 2002, terá no encarte uma história roteirizada por ele, com arte de Caldas. "Será uma versão colorida e mais caprichada de "Jerônimo Coelho", que vamos distribuir no show", afirma Rocha.
"É uma forma de continuar divulgando a Candyland e principalmente de agradar parte do público do Gianoukas que se interesse por histórias em quadrinhos", completa.
Segundo Rocha, os temas das letras (todas elas cantadas em português) têm também muito a ver com o universo dos quadrinhos, não o dos super-heróis, mas o dos quadrinistas europeus, como Moebius, ou de norte-americanos, como Daniel Clowes, que procuram falar em seus trabalhos autorais de "gente com problemas de memória, do mendigo do bairro, de lembranças da infância e de um sujeito que mora num Galaxie". "Nenhum tema muito específico. São coisas do nosso cotidiano, mas que podem muito bem ser aproveitadas pelas HQs e pelo rock", garante.
A banda, que fará a apresentação de encerramento no Blen Blen, completa-se ainda com Alex Brazales, no contrabaixo, Cameron, na bateria, Luiz Miranda, na guitarra, e Umberto Serpieri, que se reveza entre guitarra, cavaquinho e teclados.
Antes do Gianoukas Papoulas, apresentam-se as bandas Club Soda e Theodoro 856.


GIANOUKAS PAPOULAS - apresentação no Blen Blen, com distribuição de quadrinhos e abertura de Club Soda e Theodoro 856. Quando: hoje, a partir das 21h. Onde: Blen Blen Brasil (r. Inácio Pereira da Rocha, 520, Pinheiros, região oeste, tel. 0/xx/11/ 3815-4999). 800 lugares. Quanto: R$ 15


Texto Anterior: Quadrinhos desenquadrados
Próximo Texto: Amor embriagado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.