São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milionário abre sua coleção a convidados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE NOVA YORK

No último dia 13, pelo terceiro ano, a instalação "Puppy", de Jeff Koons, ganhou uma festa.
O maior xodó do colecionador Peter Brant e sua mulher, Stephanie Seymour (sim, a ex de Axl Rose), é "reflorestado" a cada verão. Uma equipe de 15 pessoas replanta cerca de 70 mil flores e, até a primeira geada, um jardineiro apara o cachorro florido de 12,34 m. A água sai por 144 pontos de irrigação instalados na obra.
Só há mais um exemplar de "Puppy", vendido para o Guggenheim de Bilbao, na Espanha. O de Brant mora na fazenda White Birch. O nome é da terceira maior companhia dos EUA de papel para jornais e revistas, da qual ele é proprietário.
O carro-chefe da coleção é Andy Warhol, com mais de 50 peças, mas há diversos Richard Prince, Jean-Michel Basquiat, Julian Schnabel e Mike Kelley.
Na festa, a mansão, com Warhols em quase todos os cômodos, recebia toda a atenção, enquanto uma das grandes pérolas do terreno, uma casa desenhada por Robert Venturi, passava completamente desapercebida. O projeto de Venturi, vencedor do Prêmio Pritzker de 1991, é um monumento da arquitetura neopop, tudo a ver com Warhol e Prince, que estão em suas paredes. Ninguém mora lá: fica trancada e só abre para hóspedes.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.