São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA CULTURAL

Pires na mão


Maluf, Alckmin e Genoino, principais candidatos ao governo de SP, revelam onde pretendem buscar verba para financiar a cultura do Estado


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Paulo Maluf quer transformar São Paulo na capital cultural do Mercosul, Geraldo Alckmin promete criar a Loteria da Cultura, e José Genoino diz que irá buscar financiamento da Caixa Econômica e do Banco do Povo.
As propostas dos candidatos que estão no pódio da disputa ao governo de SP mostram um ponto comum: é preciso criar fontes alternativas de verba para a cultura paulista. Os três revelaram, em entrevista à Folha, por e-mail, a intenção de ir além do orçamento do Estado para a área cultural.
Paulo Maluf, candidato do PPB, disse que irá transformar São Paulo na "capital cultural do Mercosul". "É importante investir na recuperação e ampliação do Mercosul, como uma etapa para nos inserirmos melhor na economia continental e globalizada."
Afirmou ainda que "São Paulo se destaca por seu mercado, sua capacidade de comercialização. Sua indústria cultural é poderosa. O turismo cultural também".
Já para o governador de São Paulo e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), uma loteria poderia salvar o orçamento da cultura. "Será um mecanismo novo para o incentivo e o incremento das ações e da indústria culturais. Os recursos obtidos com essa loteria serão destinados a projetos culturais, ao incentivo e à criação de novas platéias", afirmou.
O candidato petista, José Genoino, tem em seu programa de governo projeto para "buscar formas de inserir a produção cultural nas linhas de crédito e financiamento da Caixa Econômica Estadual e do Banco do Povo".
O político do PT e Maluf afirmaram que pretendem reavaliar o sistema de financiamento direto do governo a projetos culturais.

Pesquisa
Maluf, Alckmin e Genoino responderam a um questionário comum sobre seus planos para a área cultural, enviado pela Folha. A escolha dos candidatos tem como base a última pesquisa do Datafolha, de 15 e 16 de agosto, que aponta os três como os primeiros colocados na disputa ao governo paulista (Maluf tem 40% das intenções de voto, Alckmin possui 24% e Genoino, 10%).
Na entrevista, na página E3, eles falam de suas prioridades para a cultura. Dizem, por exemplo, o que fariam com a TV Cultura e para combater a pirataria. Se o pires na mão funcionar, é claro.



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Compare as propostas dos candidatos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.