São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Depoimentos revelam universo oculto

ESTHER HAMBURGER
CRÍTICA DA FOLHA

"Travessia do Tempo" e "Travessia do Escuro", documentários de Dorrit Harazim, tratam de universos pouco conhecidos, quase invisíveis, do cotidiano na metrópole paulistana.
Um com quase uma hora e o outro, com meia hora de duração, os filmes fotografados por Walter Carvalho e produzidos pela Vídeo Filmes, captam com rara delicadeza pontos de vista pessoais de situações específicas.
"Travessia do Tempo" escrutina a rotina de José Izabel da Silva, condenado à pena máxima, de 30 anos, 27 dos quais já cumpridos. Punido por uma série de delitos que incluem assalto e assassinato, o preso enfrenta meticulosamente a lenta passagem de cada dia no célebre presídio do Carandiru.
Além do relato pessoal colhido e editado com empatia, o filme apresenta mulher, companheiros detentos do preso mais antigo, prestes a ser transferido, e de funcionários, um dos quais participa do debate. Os depoimentos impressionam pela amargura e naturalidade no tratamento de temas violentos, mas também pela revelação de que o cotidiano em um lugar "não recomendável a ninguém", palco de revoltas, admite rotina sistemática.
"Travessia do Escuro" narra a experiência de alfabetização de adultos em um curso oferecido por ONG na zona leste. O filme revela com sensibilidade a perspectiva daqueles que vivem a "humilhação" de não saber ler, que justifica uma das mais terríveis discriminações, a da ignorância.
Em uma cidade onde quase tudo exige o domínio da linguagem escrita, o decifrar de um letreiro ou a leitura de uma legenda de TV aparecem como conquistas libertadoras. Pessoas de idades variadas se emocionam ao compreender o código dominante. A abordagem jornalística-antropológica dos documentários, já exibidos pela TV Cultura, é sugestiva e merece continuidade.


Avaliação:     



Texto Anterior: Documentários: Jornalista vê sobreviventes do abandono
Próximo Texto: Panorâmica: Jô Soares é elogiado no "New York Times"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.