São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Um Ozu quase sempre igual

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Por favor, ninguém pergunte se eu vi ou não "Também Fomos Felizes" (Telecine Classic, 21h): os filmes de Ozu do pós-guerra (este é de 1951) são quase sempre variações sobre um mesmo tema (casamento, sacrifício do filho pelo pai ou mãe, renúncia).
Os atores repetem-se: Setsuko Hara faz a moça que contraria os desígnios paternos e casa com o homem por quem é apaixonada. Chishu Ryu é, salvo erro, seu pai. São atriz e ator favoritos do diretor, no mais.
Mas eis o seguinte: nunca se revê um Ozu passivamente. O filme parece igual ao que veio antes e ao que viria depois, mas, de uma visão a outra, mostra novas faces. É uma imagem difícil, cuja originalidade não se perde.
No A&Mundo há "Sonhos" (19h), um Kurosawa agonizante.

TV ABERTA

Piratas
Record, 14h.
(Pirates). EUA, 1986, 107 min. Direção: Roman Polanski. Com Walter Matthau. Matthau é o pirata capitão Red, cujo navio afunda. Red vai se recuperar e aprontar bastante.

O Pentelho
Globo, 15h40.
(The Cable Guy). EUA, 1996, 94 min. Direção: Ben Stiller. Com Jim Carrey, Matthew Broderick. O título é uma justa apreciação sobre o personagem e sobre o próprio filme. Carrey faz o instalador de TV a cabo chamado à casa do desconsolado Broderick. Logo revela-se um chato e, pior, quer a todo custo fazer amizade com Broderick.

Aranhas
Record, 22h30.
(Spiders). EUA, 2000, 94 min. Direção: Gary Jones. Com Lana Parrilla. Estudante fascinado por extraterrestres descobre nave americana que, teoricamente, deveria ter sido destruída no espaço. Mas ela está lá, e nela uma aranha mutante que matou toda a tripulação.

O Príncipe e o Vira-Lata
SBT, 22h30.
(The Pooch and the Pauper). EUA, 1999. Direção: Alex Zamm. Com Richard Karn. "O Príncipe e o Mendigo" em versão canina, a saber: Liberty, o cão do presidente, acaba sendo confundido com Moocher, vira-lata que foge da carrocinha. Moocher vai com o presidente, e Liberty vai parar na carrocinha.

Intercine
Globo, 2h05.
"Justiça Vermelha" (1997, de Jon Avnet, com Richard Gere, Bai Ling) e "Por Amor" (1999, de Sam Raimi, com Kevin Costner) são os candidatos a passar hoje.

Intenção Hostil
Bandeirantes, 2h10.
(Hostile Intent). Canadá, 1997, 90 min. Direção: Jonathan Heap. Com Rob Lowe, Sofia Shinas. Grupo que adora "paint ball" (simulação de guerra com armas que disparam tinta) cria um software que pode invadir arquivos oficiais. Ato contínuo, partem para o "paint ball". Mal sabem que terroristas estão muito interessados no dito software e dispõem-se a entrar na brincadeira.

Esquentando o Alasca
SBT, 2h40.
(Mystery, Alaska). EUA, 1999, 115 min. Direção: Jay Roach. Com Russell Crowe, Burt Reynolds, Lolita Davidovich. O time de hóquei de Mystery, Alasca, topa disputar uma partida contra os poderosos Rangers de Nova York. Em torno da mobilização geral da cidade, preparando a grande partida, se desenvolve esta comédia, que tem entusiastas. A conferir.

Inimigo Oculto
Globo, 4h25.
(Undercurrent). EUA, 1998, 94 min. Direção: Frank Kerr. Com Lorenzo Lamas. Lamas, ex-policial, torna-se administrador de uma boate em Porto Rico. Não bastasse isso, ainda vira amante da mulher de um poderoso local. Encrenca na certa. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socorro! O Buratti é mais embaixo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.