São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folha lança no domingo "Morangos Silvestres"

Ingmar Bergman conta história de professor idoso que reavalia a vida

Cineasta sueco, morto em 2007, traduz em imagens sentimentos como desejo e culpa neste filme de 1957

DE SÃO PAULO

O excepcional "Morangos Silvestres", do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), é lançado neste domingo na Coleção Folha Cine Europeu. Com o DVD, vem um livro que trata da carreira e da vida do diretor, com fotos e informações sobre o longa.
"Morangos Silvestres" (1957) acompanha um professor aposentado, Isak (Victor Sjöström), que viaja entre Estocolmo e a interiorana Lund, onde receberá uma homenagem na universidade em que se formara 50 anos antes.
Durante o trajeto, encontra pessoas e rememora passagens de sua vida.
São lembranças raramente felizes -como a dos tais morangos do título e da mulher amada- e predominantemente duras.
Ao final, contudo, num raro otimismo na obra bergmaniana, Isak fará as pazes consigo, aceitando melhor o mistério da existência. Bergman já demonstra, aqui, o ótimo tino para traduzir em imagens algumas abstrações como desejo, culpa, medo, amor, felicidade. "Morangos Silvestres", em síntese, é um prévia do que o diretor faria mais radicalmente em 1966, com "Persona".
A especial atenção que o cineasta dedica à fala, ao rosto e à performance do ator geralmente seduz espectadores e cineastas. Isso é, também, uma forte influência do teatro, arte que está na base de sua formação.
O fatalismo do teatro de Henrik Ibsen (1828-1906) e os dilemas que a dura educação luterana causou a Bergman estão em sua filmografia com mais de 60 direções.
E também ecoaram para outros cineastas, como o brasileiro Walter Hugo Khouri (1929-2003). Woody Allen, de formação judaica, sempre comentou em sua obra sobre o fatalismo do amor e da vida, referendando a genial arte bergmaniana.


Texto Anterior: São Paulo recebe Ricky Martin após seis anos
Próximo Texto: Nova lei da TV paga pode aumentar o número de reprises
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.