São Paulo, quarta, 26 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viúva provoca polêmica e inimizades

AUGUSTO GAZIR
de Buenos Aires

A relação de Jorge Luis Borges com María Kodama, 53, poeta e viúva do escritor, continua a gerar polêmica e conflitos no meio literário argentino, 12 anos depois da morte do autor.
Kodama, que chega amanhã ao Brasil para o lançamento das obras completas de Borges, conquistou inimizades entre os companheiros do escritor argentino.
O jornalista Osvaldo Ferrari, por exemplo, só conseguiu relançar agora seus dois volumes de entrevistas com Borges, depois de longa briga judicial com Kodama, que detém os direitos sobre a obra do marido.
Outro desafeto de María Kodama é o escritor Adolfo Bioy Casares, que foi parceiro e amigo de Borges por 56 anos.

Relação possessiva
"Kodama teve uma relação possessiva com Borges, de domínio. Brigou com todos os que estavam ao seu redor. Os grandes amigos do escritor falam mal dela. Não se sabe por que ela provocou isso", afirma Alejandro Vaccaro, biógrafo do autor.
"Ela é dona dos direitos de Jorge Luis Borges, o que é correto. Foi uma escolha do escritor. Agora, como viúva, Kodama quer se apropriar da memória de Borges, mas isso é de todo mundo", completa Vaccaro.
Kodama foi aluna de Borges na Universidade de Buenos Aires e, no final da década de 60, participou de um grupo de estudos sobre a antiga literatura inglesa, formado pelo professor.
"Ela passou a ter um papel importante na história de Borges em 1975, quando morreu Leonor, mãe do autor. Assumiu o papel de mulher que coordenava a vida do escritor", disse Vaccaro.
Segundo o biógrafo, Kodama nunca chegou a morar com Borges em Buenos Aires.
A poeta realizava visitas e passeios com o escritor, que então estava cego. "Era uma relação platônica muito forte, que gerou polêmica no país."
Kodama casou-se com Borges 45 dias antes de sua morte, que ocorreu em junho de 1986.
Nesse ano, ela acompanhou o escritor em sua viagem até Genebra, na Suíça, local em que ele morreu e foi enterrado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.