|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MySpace começa a vender música
Em novo serviço lançado ontem, o site colocará links para a Amazon, para que usuários comprem faixas por download
Portal está funcionando nos EUA e deve chegar ao Brasil no início de 2009; o objetivo é barrar crescimento
de sites concorrentes
DA REPORTAGEM LOCAL
Mais conhecida comunidade
virtual focada em torno da música, o MySpace lançou ontem
uma plataforma com novos
recursos aos usuários para
combater o crescimento de
concorrentes como Facebook,
Last.fm, Blip.fm e iTunes.
A partir de um acordo feito
com três das quatro grandes
gravadoras (Universal, Sony
BMG e Warner; a EMI ainda
está em negociação), o MySpace Music oferecerá para streaming (apenas audição) aos
usuários lançamentos e músicas de catálogo de mais de 5 milhões de artistas. Haverá link
para a Amazon para quem quiser comprar uma faixa ou baixar um toque de celular.
Se o MySpace já oferecia a
opção de audição de faixas, será
que os usuários estão dispostos
a pagar pelo download dessas
faixas? Executivos do portal
apostam que sim.
"O download é apenas um
pedaço do serviço. Você não
precisa comprar nada, pode
apenas criar playlists, por
exemplo. Uma das razões para
se comprar downloads é a portabilidade; as pessoas querem
levar suas músicas favoritas à
praia, quando estão dirigindo
ou correndo no parque. O ponto não é que as pessoas não querem pagar por música; você
tem que fazer com que esse
processo seja prático, fácil e
com preço justo", diz o americano Travis Katz, vice-presidente internacional do MySpace, por telefone, à Folha.
Além das três grandes gravadoras, o portal comandado pelo
magnata australiano Rupert
Murdoch assinou acordo com a
The Orchard, distribuidora ligada a vários selos independentes do mundo.
O objetivo é fazer com que
seus 120 milhões de visitantes
únicos (o Facebook atingiu 132
milhões em junho deste ano)
permaneçam no portal por
mais tempo.
"O MySpace já é bastante interativo e motiva a sociabilidade", diz o executivo. "Pode-se
customizar perfis, criar álbuns
fotográficos, compartilhar vídeos, escrever blogs etc. A música é uma parte disso. O que
tentamos é trazer mais entretenimento para o site, opções
interativas. Temos várias bandas no MySpace, esse novo serviço é uma evolução natural."
O Myspace Music deve ser
ativado no Brasil no início de
2009, segundo Katz.
(THIAGO NEY)
Texto Anterior: Teatro: Peça de Sarah Kane reestréia em SP Próximo Texto: Última moda: Tensões eróticas nos desfiles de Milão Índice
|