São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2008

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MySpace começa a vender música

Em novo serviço lançado ontem, o site colocará links para a Amazon, para que usuários comprem faixas por download

Portal está funcionando nos EUA e deve chegar ao Brasil no início de 2009; o objetivo é barrar crescimento de sites concorrentes


DA REPORTAGEM LOCAL

Mais conhecida comunidade virtual focada em torno da música, o MySpace lançou ontem uma plataforma com novos recursos aos usuários para combater o crescimento de concorrentes como Facebook, Last.fm, Blip.fm e iTunes.
A partir de um acordo feito com três das quatro grandes gravadoras (Universal, Sony BMG e Warner; a EMI ainda está em negociação), o MySpace Music oferecerá para streaming (apenas audição) aos usuários lançamentos e músicas de catálogo de mais de 5 milhões de artistas. Haverá link para a Amazon para quem quiser comprar uma faixa ou baixar um toque de celular.
Se o MySpace já oferecia a opção de audição de faixas, será que os usuários estão dispostos a pagar pelo download dessas faixas? Executivos do portal apostam que sim.
"O download é apenas um pedaço do serviço. Você não precisa comprar nada, pode apenas criar playlists, por exemplo. Uma das razões para se comprar downloads é a portabilidade; as pessoas querem levar suas músicas favoritas à praia, quando estão dirigindo ou correndo no parque. O ponto não é que as pessoas não querem pagar por música; você tem que fazer com que esse processo seja prático, fácil e com preço justo", diz o americano Travis Katz, vice-presidente internacional do MySpace, por telefone, à Folha.
Além das três grandes gravadoras, o portal comandado pelo magnata australiano Rupert Murdoch assinou acordo com a The Orchard, distribuidora ligada a vários selos independentes do mundo.
O objetivo é fazer com que seus 120 milhões de visitantes únicos (o Facebook atingiu 132 milhões em junho deste ano) permaneçam no portal por mais tempo.
"O MySpace já é bastante interativo e motiva a sociabilidade", diz o executivo. "Pode-se customizar perfis, criar álbuns fotográficos, compartilhar vídeos, escrever blogs etc. A música é uma parte disso. O que tentamos é trazer mais entretenimento para o site, opções interativas. Temos várias bandas no MySpace, esse novo serviço é uma evolução natural."
O Myspace Music deve ser ativado no Brasil no início de 2009, segundo Katz.
(THIAGO NEY)


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