São Paulo, sábado, 26 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

"Cidade de Deus" é o candidato brasileiro a indicação ao Oscar

DA REPORTAGEM LOCAL

O longa-metragem "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, co-dirigido por Katia Lund, foi escolhido ontem, por unanimidade, para representar o Brasil na seleção dos concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
A candidatura será apresentada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que indica, entre todos os países competidores, os cinco filmes que disputarão a estatueta.
O anúncio dos concorrentes está previsto para 11 de fevereiro, e a cerimônia de premiação do 75º Oscar, para 23 de março.
"Cidade de Deus", baseado no livro homônimo de Paulo Lins, é recordista de público no Brasil. O longa-metragem já foi assistido por 2,237 milhões de pessoas até a última quinta e continua em cartaz em 171 salas.
A comissão de seleção brasileira foi composta pelos cineastas Guilherme de Almeida Prado e Walter Lima Jr., pelos produtores Esdras Rubim e Zita Carvalhosa e pela jornalista Maria do Rosário Caetano, sob a presidência de Gustavo Dahl, diretor da Ancine (Agência Nacional do Cinema).
"Agora o trabalho [para obter a indicação] será todo da [distribuidora] Miramax", afirmou Fernando Meirelles à Folha.
"Eu diria que uma indicação para a Academia e mesmo o prêmio têm relação de 25% com o filme e de 75% com o trabalho da distribuidora e a pressão que é feita. É um negócio muito mais do que uma premiação para os que seriam os melhores filmes do ano", disse. (SILVANA ARANTES)

Texto Anterior: Palestra: Perry Anderson vem a SP para lançar livro
Próximo Texto: Música: EMI é condenada a indenizar João Gilberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.