UOL


São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Pesquisa do Ibope mostra que seleção majoritária de cinema dos Estados Unidos é adequada ao gosto dos clientes

Assinante prefere filmes americanos

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa do Ibope revela que a programação de cinema majoritariamente norte-americana da TV paga segue exatamente a preferência dos assinantes.
De acordo com o Target Group Index (novembro/2002 a julho/ 2003), que analisa hábitos de consumo, os filmes dos EUA estão entre os prediletos dos que têm TV por assinatura: 59,82% declaram ter muito interesse por eles.
Nesse quesito, que aceitava múltiplas respostas, brasileiros ficaram em segundo lugar (58,03%), europeus em terceiro (36,35%) e os da América Latina -raros na TV- em quarto, com 25,18%.
Outro dado que chama a atenção: apenas 38,15% dos assinantes disseram ir ao cinema frequentemente. Dentre os não-assinantes, a taxa é ainda menor: 26,36%.
Quem tem TV paga prefere filmes legendados à dublagem (52,73%). Já os que contam só com a TV aberta têm predileção pelos dublados (70,56%). Por isso, o TNT, de pacotes mais básicos, costuma dublar seus longas. "A idéia é aproximar da estética da TV aberta. Os clientes pedem filmes dublados, e cremos que isso atraia novos assinantes", diz Anthony Doyle, vice-presidente da Turner do Brasil, do TNT.
O conteúdo da TV por assinatura responde à demanda do telespectador em razão de o serviço ser pago, na avaliação de Alexandre Annenberg, diretor executivo da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura). "As pessoas pagam pelos canais. Logo, a intenção deles é oferecer o que o cliente quer." (LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Olho mágico: "Tonta" do palco
Próximo Texto: 27ª Mostra Internacional de Cinema de SP: Mestre Yoshida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.