São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

João Miguel Jr./TV Globo
XIS Flávio Migliaccio (à esq.) grava cena em que seu personagem em "Senhora do Destino" é preso com dólares falsos em armadilha de Do Carmo (Suzana Vieira) para Nazaré (Renata Sorrah), que fracassa

Mico do 'Fantástico' derruba 'Faustão'

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Uma informação errada do "Fantástico" prejudicou o "Domingão do Faustão" anteontem.
O "Domingão do Faustão" teve de cancelar às pressas a exibição de material ao vivo em que a menina Elaine Mello de Jesus, 8 anos, de Pedreira (MA), realizaria o sonho de conhecer Xuxa Meneghel.
Elaine foi personagem central de reportagem do "Fantástico" do domingo anterior, sobre irregularidades nos programas sociais do governo, como o Bolsa Família.
A garota foi apresentada como símbolo de miseráveis sem assistência, enquanto até comerciantes recebem benefícios. O "Fantástico" apontou que só restavam seis folhas no caderno dela. Disse que o "governo tinha de encontrar as Elaines do Brasil".
No domingo de manhã, o jornalismo da Globo descobriu que Elaine recebe, sim, R$ 15 do governo: a avó da menina pensava que o benefício era pago a um filho dela, que já deixou de ter o direito. E Elaine aparecia como Eliane em lista oficial de beneficiados.
A garota encontraria Xuxa no "Domingão" entre 18h30 e 19h, mas, devido ao erro, isso não ocorreu _ela foi substituída por reprise de piadas de Costinha. Justamente nesse horário, o "Domingo Legal" ultrapassou por 17 minutos o "Faustão" (que venceu Gugu por apenas dois pontos).
O "Fantástico" exibiu material esclarecendo a confusão. A Globo diz que "todas" irregularidades que levantou foram confirmadas.

OUTRO CANAL

Vai bem 1
"Senhora do Destino" cravou na semana passada média de 52 pontos. Desde o seu início, registra 47 pontos, o que a coloca como a melhor das últimas oito tramas das 21h até o capítulo 102.

Vai bem 2
Autor de "Senhora", Aguinaldo Silva diz que isso "é assustador". "Certa vez eu falei que ia matar um jardim zoológico por dia para manter o interesse do telespectador pela novela. Acho que vou acabar me tornando responsável pela extinção de vários espécimes", brinca, sobre o que fará para chegar campeão até o final.

Oficial
Foi assinado na sexta-feira à noite por diretores do SBT, Record, Band e Rede TV! o estatuto que cria a Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores), que pretende ser alternativa à Abert. João Carlos Saad (Band) foi eleito o presidente da Abra.

Ameaça 1
As emissoras estão assustadas com um artigo de projeto de lei que foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados, tratando de dispositivo bloqueador de programação de TV, mas que legisla sobre classificação indicativa.

Ameaça 2
O projeto, que será votado pelo Senado em novembro, permite que o governo federal faça convênios para que prefeituras, Estados e até ONGs classifiquem programas regionais de TV. As redes, com pavor de ONGs, dizem que isso é inconstitucional.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Rubinho Urgente! A culpa é da galocha!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.