São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Ator americano tinha 73 anos

Morre Pat Morita, o sr. Miyagi de "Karatê Kid"

DA REPORTAGEM LOCAL

O ator norte-americano Pat Morita, que ficou famoso como o sr. Miyagi da série "Karatê Kid", morreu anteontem de causas naturais em sua casa em Los Angeles. Ele tinha 73 anos. Em nota à imprensa, sua mulher, Evelyn, disse que Morita "dedicou sua vida inteira à atuação e à comédia".
Foi só em 1984, no entanto, que achou seu papel definitivo. Ao viver Kesuke Miyagi, o mentor de "Daniel-san" (Ralph Macchio), que apanhava dos valentões em "Karatê Kid", Morita criou um dos personagens mais célebres dos filmes teens dos anos 80 -ficou famosa sua técnica de caçar moscas com hashi. Pelo papel, foi indicado para o Oscar de ator coadjuvante, mas perdeu para o cambojano Haing S. Ngor de "Os Gritos do Silêncio". A série teria três seqüências, a última em 1994.
Durante anos, Morita atuou em papéis pequenos no cinema e na TV. Seu primeiro destaque foi a série "Happy Days", entre os anos 70 e 80. Paralela à sua atuação em "Karatê Kid", participou de filmes como "Até as Vaqueiras Ficam Tristes", de Gus van Sant.
Na infância, teve tuberculose de espinha e passou seus primeiros anos no hospital. Mais tarde, foi enviado para um campo de confinamento para orientais no Arizona, durante a Segunda Guerra.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Dança: Espetáculo rima flamenco com poesia
Próximo Texto: Drauzio Varella: Mulheres intuitivas e homens autistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.