São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Oficinas Kinoforum"

Temas sociais inspiram boa seleção de curtas-metragens

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

Uma das palavras-de-ordem de Jean-Luc Godard em sua fase de mais intensa militância política era algo como "Por menos cineastas profissionais e mais gente fazendo cinema". De algum modo, com as facilidades proporcionadas pela tecnologia digital, essa utopia está próxima de se cumprir. Mas nada garante que isso seja bom, do ponto de vista do cinema.
Ficou fácil filmar, mas nem tudo o que se filma tem relevância e merece ser visto por muitos.
Esse preâmbulo vem a propósito de um DVD que agora chega ao mercado, com uma seleção de curtas digitais produzidos nas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual entre 2001 e 2005. São 11 filmes, escolhidos entre os mais de 200 feitos pelas oficinas. A produtora Kinoforum, comandada por Zita Carvalhosa, é a mesma que realiza anualmente o Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP.
A primeira coisa que chama a atenção no DVD é a absoluta predominância do documentário de crítica social. Com exceção de uma comédia de animação ("Um Amor Salgadinho"), de um estudo sobre o jongo ("Jongo Vivo") e de um curta metalinguístico sobre as próprias oficinas ("Making of?"), todos os trabalhos podem ser enquadrados no gênero "denúncia de graves problemas urbanos de nossa época".

Repetições
Os temas são um inventário de mazelas: falta de saneamento, criminalidade, discriminação racial, gravidez na adolescência, desemprego juvenil, condições humilhantes dos presídios.
Até aí, é algo compreensível e até inevitável. As desgraças batem à porta, e os aspirantes a cineastas sentem a urgência de falar sobre elas. Um pouco mais inquietantes são as repetições de estrutura e linguagem. Quase todos os curtas seguem o mesmo esquema narrativo: depoimentos de "populares", imagens de impacto, montagem "clipada" e trilha sonora de hip hop.
As Oficinas Kinoforum devem ser aplaudidas como uma iniciativa cultural altamente saudável. Esse seu resultado que chega ao DVD precisa ser visto como um passo inicial a ser superado num segundo momento, para que o cinema não seja uma mera extensão da reportagem ou do panfleto.


OFICINAS KINOFORUM DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL    
Diretores: vários
Lançamento: Kinoforum
Quanto: R$ 20 (à venda pelo tel. 0/xx/11/3034-4538 ou pelo e-mail oficinas@kinoforum.org)


Texto Anterior: Britney Spears inspira "Law & Order"
Próximo Texto: Crítica/"Seinfeld": 7ª temporada traz ótimos episódios e material inédito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.