São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Seinfeld"

7ª temporada traz ótimos episódios e material inédito

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos extras da sétima temporada da histórica série "Seinfeld", que acaba de ser lançada em DVD, seu criador e protagonista Jerry Seinfeld comenta o fato de grande parte das histórias do programa serem reais: "O truque é ver que aquilo foi engraçado do jeito que aconteceu".
Incrível como tudo soa genial em "Seinfeld". De repente, as mais bestas frustrações do cotidiano se transformam em piada boa. Nessa temporada (quatro DVDs, com 24 episódios), Jerry e George Constanza percebem que dispensam garotas por motivos idiotas só para fugir de compromisso sério. E constatam: são moleques, não homens. "A vida é só isso [escapar de casamento e tomar café com os amigos]?!", questiona George, indignado com a insignificância de sua existência. "É, é só isso", sentencia Jerry.
O debate filosófico resume por que "Seinfeld", "a série sobre o nada", como é definida, fez tanto sucesso. Aparentemente "losers" (perdedores), os protagonistas tornam-se heróis ao mostrar que a vida é mesmo só isso, mas pode ser muito divertida, simples assim.
A sétima temporada é imperdível como todas. Entre os episódios clássicos, estão "The Soup Nazi" (do maluco que só vende sua deliciosa sopa a quem segue regras rígidas de comportamento na fila e diante do balcão), "The Sponge" ("esponjas" anticoncepcionais são retiradas do mercado, e Elaine transa menos para não gastar as últimas) e "The Invitations" (o último da temporada, quando o noivado de George e Susan tem um fim inesperado).
Em "The Sponge", destaque para a cena em que George não consegue abrir o pacote da camisinha a tempo. Em outro momento, pergunta a Jerry por que as embalagens são tão difíceis, ao que o amigo responde: "Talvez para que a mulher tenha chance de mudar de idéia".

Mais extras
Os extras são atração à parte, com aproximadamente 15 horas de material inédito. O melhor são as entrevistas gravadas pelos atores em 2004, 15 anos após o início da série (que terminou em 1998). Seinfeld e Julia Louis-Dreyfus (Elaine) pouco mudaram. Jason Alexander (George) surge de barba, e Michael Richards (Kramer), envelhecido. Surpresa com ótimos coadjuvantes: Heidi Swedber (Susan, noiva de George) engordou, e Wayne Knight (o roliço Newman) está magro!
Roteiristas comentam detalhes das cenas, como bonecos de macarrão que enfeitam uma estante na casa de Kramer.
Tem fofoca também. Contam que o comediante Danny Hock foi convidado para ser o cara da piscina na academia de Seinfeld por conseguir fazer vários sotaques latinos. Mas se recusou a usar a pronúncia por achar que seria depreciativo com los hermanos. Foi aprovado mesmo assim. No entanto, ao encerrar sua participação, passou cinco anos fazendo shows em que detonava Seinfeld e dizia ter sofrido preconceito nos bastidores.


SEINFELD - 7ª TEMPORADA     

Criador: Jerry Seinfeld e Larry David
Distribuidora: Sony (R$ 100 a caixa, em média)


Texto Anterior: Crítica/"Oficinas Kinoforum": Temas sociais inspiram boa seleção de curtas-metragens
Próximo Texto: Isabel Allende ataca de Zorro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.