São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saramago começa maratona no Brasil

Com lotação esgotada, Nobel fala no Sesc Pinheiros e é sabatinado pela Folha; na sexta, abre exposição

SYLVIA COLOMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

José Saramago completou 86 anos há poucos dias. Ainda convalescendo de uma grave doença que quase o impediu de terminar seu mais novo livro, ainda assim o português resolveu tocar à frente o projeto que vinha alimentando há tempos com a mulher: fazer o lançamento mundial de "A Viagem do Elefante" no Brasil.
Hoje, a partir das 17h30, a Academia Brasileira de Letras (av. Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro) presta homenagem ao Nobel (as entradas seriam distribuídas apenas ontem; mais informações pelo tel. 0/xx/21/3974-2500).
Para os que não conseguiram retirar ingressos, haverá retransmissão da sessão por meio do site da instituição www.academia.org.br.
Amanhã acontece o lançamento oficial do livro, a partir das 20h30, no Sesc Pinheiros, teatro Paulo Autran (r. Paes Leme, 195, tel. 0/xx/11-3095-9400, São Paulo).
O evento terá a participação da atriz Sandra Corveloni ("Linha de Passe"), que lerá trechos do texto. Na seqüência, sessão de autógrafos.
Os ingressos já estão esgotados, mas está em estudo a possibilidade de transmissão por meio de um telão para os que ficarem do lado de fora.
Na sexta-feira, também já com lotação esgotada, ocorre a sabatina Folha, a partir das 15h, no teatro Folha (av. Higienópolis, 618, 2º piso, Shopping Pátio Higienópolis, SP). O evento faz parte das celebrações dos 50 anos da Ilustrada.

Exposição
Ainda no dia 28, às 20h, ocorre a inauguração da exposição "José Saramago - A Consistência dos Sonhos", sobre vida e obra do autor, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
A mostra reúne mais de 500 documentos originais, poesias, artigos, alguns na íntegra; primeiras edições, fotografias, e fotos. Além disso, projeções ajudam a contar a biografia do autor, desde seu nascimento, em 1922, no vilarejo de Azinhaga, até os dias de hoje.
Há quatro instalações, realizadas pelo artista escocês Charles Sandison, que projetam seus textos nas paredes.
A exposição já foi mostrada em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde Saramago e a mulher vivem, e em Lisboa. Depois do Brasil, deve partir para Madri.

A CONSISTÊNCIA DOS SONHOS
Quando: de sexta, a partir das 20h, a 15/ 2/2009; de terça a domingo, das 11h, às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake (av. Faria Lima, 201, Pinheiros, SP, tel. 0/xx/ 11/2245-1900)
Quanto: grátis



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Loucos, austeros, dorminhocos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.