São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Braguinha é enterrado ao som de suas músicas

Mangueira homenageia compositor

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO

Ao som das músicas que o consagraram, o compositor Braguinha foi enterrado ontem à tarde no Cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio). Cerca de 40 pessoas acompanharam a despedida.
"Na semana passada houve uma reunião para planejar as comemorações do centenário do Braguinha [que seria em março]. Ele seria homenageado em vida. Mas vamos fazer mesmo assim", disse o cantor e compositor Martinho da Vila.
A chegada ao velório da mulher de Braguinha, Astrea Cantolino Braga, 92, foi o momento de maior emoção. Sentada ao lado do caixão, ela chorava. "Carlinhos, por que você foi antes?", dizia. Junto com os presentes, ela entoou músicas como "Carinhoso", "Chiquita Bacana", "As Pastorinhas" e "Flamboyant", cuja letra estava ao lado do caixão, e contém versos como: "Quando eu morrer, não se esqueçam, não se esqueçam de plantar um flamboyant junto à terra, à terra em que eu descansar, pois eu quero que os meus sonhos, meus sonhos de sonhador, abram-se em flores vermelhas, vermelhas de muito amor".
O velório, na Câmara dos Vereadores, teve as visitas do prefeito do Rio, Cesar Maia, do governador eleito, Sérgio Cabral Filho, acompanhado de seu pai, o crítico de música Sérgio Cabral. Ao prefeito, a família pediu que plante um flamboyant ao lado da estátua que o homenageia, em Copacabana.
Também em homenagem a Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, haverá o desfile de Carnaval da escola mirim Mangueira do Amanhã, que levará ao Sambódromo a reedição do enredo "Yes, Nós Temos Braguinha", vitorioso em 1984.
"A homenagem já estava marcada, e ele iria desfilar no abre-alas. É um imortal da cultura do país", disse o presidente da Mangueira, Percival Pires.


Texto Anterior: Análise: Cantor redefiniu parâmetros da música pop no século 20
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.