São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

SONHO DA CASA PRÓPRIA
Eduardo Knapp/Folha Imagem
A diretora Cibele Forjaz inaugura no próximo dia 6 a sede de sua Cia. Livre. Batizado de Casa Livre, o espaço, na Barra Funda, será aberto com uma versão "remix" da peça "Vem Vai - O Caminho dos Mortos", que lhe deu o prêmio Shell de 2007. Em 1h30 de espetáculo (meia hora a menos que a montagem original), o público vai se movimentar e interagir com os espaços e com as 12 portas do local. "Elas vão descobrir a casa enquanto se envolvem com a peça", diz Cibele.

Leão afiado
Cineastas e produtores culturais do eixo Rio-SP estão em pânico: um novo entendimento da Receita Federal sobre os recursos que são arrecadados por meio das leis de incentivos fiscais já gerou fiscalização e multas sobre empresas que, pelo menos em um dos casos, ultrapassaram o próprio valor gasto nas produções. A maior parte dos que foram fiscalizados não se manifesta.

EM DOBRO
Uma das exceções é o cineasta Silvio Tendler. "Estou vivendo uma situação surrealista", diz ele. Tendler ganhou prêmios do Ministério da Cultura e da Ancine para realizar um documentário sobre o geógrafo Milton Santos e outro para o filme "Utopia e Barbárie", num total de R$ 500 mil. Recebeu uma multa de R$ 1,3 milhão por ter lançado os recursos como investimentos e não como receita. O cineasta enviou carta ao ministro Guido Mantega, da Fazenda, à Receita e ao Ministério da Cultura.

PRESSÃO
O cineasta Paulo Thiago, que preside o Sindicato da Indústria Cinematográfica do Rio e que também recebeu a visita da Receita, diz que "temos notícias de outros casos". E afirma que a entidade já está em contato com o governo para defender o entendimento, que prevaleceu nos últimos anos, de que não há incidência de imposto de renda sobre recursos incentivados. "Esta não é a primeira tentativa de se arrecadar imposto sobre esses recursos. Há alguns anos, isso também ocorreu", diz o cineasta Luiz Carlos Barreto. O Ministério da Cultura não se manifestou até o fechamento da coluna.

ABAIXO-ASSINADO
O secretário Andrea Matarazzo, das Subprefeituras, é um dos entusiastas da desapropriação do Jockey Club.
 

"É bom para os moradores, que ganham um parque, e é bom para o Jockey Club, que se desobriga de uma série de despesas de manutenção do lugar."

TOSTÕES
O ator Marcelo Médici tirou a Volkswagen da lista de empresas "homenageadas" na abertura da peça "Cada Um com Seus Pobrema", em cartaz em São Paulo. Na vinheta de agradecimentos, uma locutora com sotaque espanhol diz: "Informamos que o banco Itaú e a Petrobras não nos deram "nadita", nem "un tostãocito'". A montadora foi tirada do texto porque começou a patrocinar "O Mistério de Irma Vap", também protagonizada por Médici.

CHAME O ZELADOR
A Secretaria das Subprefeituras discutirá com o Ministério Público, no dia 3, a situação das praças da cidade, alvo de inquérito da Promotoria. A aplicação do projeto de zeladoria, que capacita moradores de rua para a manutenção das áreas verdes, é criticada pela promotora Cláudia Beré, da Habitação, por estar sendo implantado num ritmo lento. Lançado há um ano, o programa funciona em 158 (3,2%) das 4.942 praças, canteiros e parques lineares da cidade.

HOLOFOTE
A Prefeitura de SP marcou para o próximo sábado a inauguração da iluminação do Parque do Povo, no Itaim. A área vai ganhar 375 pontos de luz e ficará aberta até a meia-noite -atualmente, fecha às 19h.

LAR
O músico Marcelo D2 está procurando uma casa para comprar em Florianópolis.

FOLIA LIVRE
Questionado por um amigo sobre a diferença entre os blocos de Carnaval do Rio e da Bahia, o escritor Ruy Castro respondeu: "Atrás dos blocos do Rio, só não vai quem já morreu. Nos da Bahia, tem de pagar e, se entrar sem pagar, leva porrada, para deixar de ser folgado".

ÍNDIA A CAMINHO
A editora Planeta vai entrar na onda indiana da novela das oito. Lança no mês que vem o livro "O Sari Vermelho", de Javier Moro, que conta a história de Sonia Gandhi, a estudante italiana que se tornou líder do Partido do Congresso no país asiático. O autor vem ao Brasil em março.

LIVRE
Chegou ao fim a relação entre Karina Bacchi e o noivo, o empresário turco Yalin Bilgin.
 

O casamento, marcado para maio, está cancelado.

CURTO-CIRCUITO
O MUSEU DA CASA BRASILEIRA abre amanhã a exposição "Roberto Sambonet - Do Brasil ao Design". Haverá visita guiada com os curadores Enrico Morteo e Fábio Magalhães.
COMEÇA HOJE a 1ª Retrospectiva do Cinema Paulista, com filmes rodados no Estado, no CCBB.
O MÁGICO FERNANDO VENTURA se apresenta hoje, a partir das 19h30, na livraria Cultura do Conjunto Nacional. 16 anos.
A CAMARGO ALFAIATARIA apresenta hoje nova coleção com desfile, às 20h30, na Casa Petra, no Brooklin Novo.
A BAND promove amanhã um almoço no Terraço Daslu para apresentar a nova programação de 2009.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Sorriso amarelo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.