São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na rede

A nova tela das artes

Artforum.com lidera lista de melhores sites de artes plásticas em votação feita pela Folha com profissionais

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não há dúvida de que é a tela do computador o suporte mais visto pelos profissionais das artes plásticas. Por meio de newsletters gratuitas, revistas on-line ou mesmo um "YouTube das artes", como é chamado o site UbuWeb, pode-se acompanhar não só a produção atual como o debate sobre ela e seus reflexos no mercado.
Artistas, curadores e galeristas foram solicitados pela Folha a indicar os sites que visitam com maior frequência.
O líder, com seis indicações, foi o site da revista norte-americana Artforum, mencionada pelos curadores Adriano Pedrosa, Rodrigo Moura, Lisette Lagnado e Solange Farkas, além das galeristas Márcia Fortes e Luisa Strina.
"Esta é a revista "mainstream" mais "mainstream" da arte. Americanófila e um tanto leviana, é uma mistura estranha entre a "Vogue" e a "October". A versão on-line tem conteúdo diferenciado de resenhas e relatos de viagem e, felizmente, menos anúncios que a impressa", afirma Moura, curador do Instituto Cultural Inhotim, em Minas Gerais.
A Artforum.com noticiou, por exemplo, o caso dos pichadores na Bienal e o roubo das obras do Masp, o que não ocorreu em sua versão impressa.
Já em segundo lugar, com quatro indicações, ficaram empatados E-flux, UbuWeb e a revista brasileira Trópico.
O E-flux é uma newsletter gratuita que, diariamente, envia por e-mail, a seus 40.116 mil cadastrados, duas ou três mensagens com aberturas de exposições ou outras informações do circuito. O serviço gratuito é possível pois se trata de anúncios pagos por instituições como o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Guggenheim e mesmo a Bienal de São Paulo.
A precisão na qualificação de seus afiliados é interessante. Segundo o site, do total de cadastrados, 47% são europeus, 42% norte-americanos, e 11% de outros continentes, sendo que 18% são críticos de arte, 16% galeristas, 16% curadores, 15% membros de museus, 12% artistas, 10% consultores e 8% colecionadores.

Newsletter por assinatura
Outro serviço de newsletter, mas pago, é o Baer Faxt, usado pela galerista Márcia Fortes. "O Josh Baer, figurinha das antigas de Nova York, começou isso no início dos anos 1990, enviando informações por fax e agora migrou para um e-mail semanal", conta Fortes.
A assinatura anual do serviço está em US$ 200 (R$ 471). Numa de suas edições de dezembro, em pesquisa com seus leitores, a mostra de Cildo Meireles na Tate foi indicada como menção honrosa por melhor exposição em museu europeu.
Já o UbuWeb, também com quatro indicações, é considerado pelo curador Fernando Oliva uma "espécie de YouTube das artes": "Ele reúne milhares de trabalhos em vídeo, áudio e poesia experimental, em obras que remontam aos anos 1920".
O acervo do UbuWeb é de fato impressionante, ao reunir de performances de Marina Abramovic a conferências de Yves Klein (1928-1962).
Site brasileiro com mais indicações, a revista Trópico tem como responsável o editor de Moda da Folha, Alcino Leite Neto. "É um dos raros exemplos brasileiros de jornalismo cultural de qualidade feito na web, não apenas a seção "Em Obras", dedicada às arte plásticas, mas todo o conteúdo é bem pautado e conta com excelentes autores", afirma Moura.
Em terceiro lugar, com três indicações, ficaram empatadas a versão digital da revista inglesa Frieze, do mesmo estilo da Artforum, e o brasileiro Fórum Permanente, uma plataforma com artigos, informações e eventos próprios.
Com duas indicações, aparece ainda o Canal Contemporâneo, que se apresenta como uma "comunidade digital focada na arte contemporânea brasileira para promover sociabilidade", com afiliação paga ou gratuita, que dá direito a newsletters diferenciados.
Também com duas indicações foi mencionado o site do Itaú Cultural, que contém a maior enciclopédia virtual das artes plásticas brasileiras.



PRÉVIA 2009
A revista especializada "PC World" colocou on-line uma lista de dez sites que vão ser importantes este ano. Entre as apostas estão o TV.com e o Qik.com, uma plataforma para vídeos enviados por celular.

A NOVA MÚSICA
"O Futuro da Música Depois da Morte do CD" é o título de um livro que reúne artigos sobre o impacto das novas tecnologias na indústria musical, disponível gratuitamente em fu turodamusica.com.br. A obra foi organizado por Irineu Franco Perpétuo, colaborador da Folha, e pelo sociólogo Sergio Amadeu da Silveira.

CACILDA
O blog de teatro comandado por Nelson de Sá e Lenise Pinheiro (cacilda.folha.blog.uol.com.br) fala sobre o novo espaço do Teatro da Vertigem, de Antônio Araújo, em São Paulo, inaugurado com uma leitura cênica de "História de Amor (Últimos Capítulos)", do francês Jean-Luc Lagarce.

ILUSTRADA NO CINEMA
Uma mesa-redonda da revista norte-americana "Newsweek" com atores, que inclui vários indicados ao próximo Oscar, é tema de post no blog (ilustradanocinema.folha.blog.uol.com.br). A conversa, disponível em vídeo on-line, reúne Brad Pitt, Robert Downey Jr., Anne Hathaway, Frank Langella, Mickey Rourke e Sally Hawkins.

GERADOR DE POEMAS
"Alguma vez você já quis escrever como [o poeta britânico] Dylan Thomas? Infelizmente não podemos oferecer-lhe grandeza literária, mas nosso gerador de poemas aleatórios pode ajudá-lo." Este site da BBC (tiny.cc/JTdy1) cria poemas ao estilo de Thomas.


Texto Anterior: Sorriso amarelo
Próximo Texto: O mouse que ri
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.