São Paulo, quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Coleção reúne Beatles em versões de amigos

"4Ever" traz canções de Lennon e McCartney gravadas por artistas nos anos 60

Série resgata versões originais de composições perdidas e identifica o quarteto de Liverpool como grande artífice da "invasão britânica"

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em janeiro de 1962, quando os Beatles fizeram um teste para a Decca Records, em Londres, apresentaram 15 canções -três delas eram composições de Lennon e McCartney. Levaram um "não" do produtor Tony Meehan -que dificilmente teve um sono tranquilo a partir do ano seguinte, com o boom da beatlemania.
"Like Dreamers Do", "Hello Little Girl" e "Love of the Loved", as três composições próprias da audição, ganharam as paradas britânicas, respectivamente, com o The Applejacks e com dois colegas de Cavern Club: o The Fourmost e a cantora Cilla Black, chapeleira da casa de shows antes da fama.
Essas e outras 30 composições dos Beatles em versões de bandas e artistas nos anos 60 estão reunidas na série "4Ever -°Os Beatles por Seus Amigos", lançada pelo selo Discobertas.
"As gravações são verdadeiros complementos à discografia dos Beatles. É material genuíno e historicamente paralelo, gravado em sua maior parte no mesmo estúdio e com o mesmo produtor dos Beatles", explica Marcelo Fróes, do selo.
São três álbuns com gravações feitas de 1963 a 1969 por grupos e cantoras que emergiram da cena de Liverpool e acabaram nas mãos do empresário Brian Epstein (também dos Beatles) ou que eram amigos da banda. Foi por via pessoal, por exemplo, que Peter & Gordon gravaram canções de Lennon e McCartney. Peter era irmão da atriz Jane Asher, namorada de Paul nos anos 60.
"4Ever" traz três versões para "Yesterday": com Alma Cogan, com Cilla Black e com Mariana Faithfull, namorada de Mick Jagger, que entoa o clássico com piano, harpa e coral.
Traz também uma "You've Got to Hide Your Love Away" hippie-folk do The Silkie, produzida por Lennon e McCartney. A série ainda resgata canções nunca gravadas pelo quarteto, como "Bad to Me", com Billy J. Kramer & The Dakotas.
"4Ever" identifica os Beatles como grande artífices da "invasão britânica". Além de ícones, são eles que estão por trás de muitos hits que dominavam as paradas de sucesso da época.


4EVER - OS BEATLES POR SEUS AMIGOS

Artista: Vários
Lançamento: Discobertas
Quanto: R$ 24 cada CD



Texto Anterior: Artistas da próxima Bienal de São Paulo também destacam violência
Próximo Texto: Crítica/"Live in Marciac 1993": Flanagan e Jones resgatam clássicos de Parker e Monk em disco ao vivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.