São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estúdios já se programam para 2006

SEAN ELDER
DO "NEW YORK TIMES"

Pessoas da indústria do cinema acreditavam, nessa época no ano passado, que "Alexandre", "Espanglês", "O Terminal" e "Colateral" fossem boas apostas para o Oscar. Embora "Colateral" tenha recebido duas indicações, os outros não conseguiram nada.
Qualquer coisa, no papel, pode parecer boa. Ainda assim, os especialistas de Hollywood já começam a antecipar as possibilidades na corrida do ano que vem:
"The Producers: The Movie Musical": adaptação do musical de sucesso da Broadway, por sua vez adaptado do filme "Primavera para Hitler", que Mel Brooks dirigiu em 1968. Nathan Layne e Matthew Broderick repetem os papéis que interpretaram no palco, e a diretora da peça, Susan Stroman, também responde pelo comando do filme. Mas nenhum dos principais participantes foi indicado para o Oscar, e este é o primeiro filme de Stroman. Prêmios Tony não se traduzem necessariamente em sucesso no cinema.
"Memoirs of a Geisha": Rob Marshall ("Chicago") é o terceiro, depois de Steven Spielberg e Spike Jonze, a ser contratado para adaptar o best-seller de Arthur Golden. No elenco, Zhang Ziyi ("O Tigre e o Dragão") e Ken Watanabe ("O Último Samurai").
"Jarhead": adaptação das memórias de Anthony Swoford sobre a Guerra do Golfo. Não há como antecipar com que interesse a Academia receberá essa história, mas o diretor, Sam Mendes, e o astro Chris Cooper já ganharam Oscar. Muito depende de como a guerra estiver daqui a um ano.
"Cinderella Man": cinebiografia de James Braddock (Russell Crowe), boxeador na era da Depressão que saiu do nada para derrotar o campeão dos pesos pesados Max Baer. Dirigido por Ron Howard ("Uma Mente Brilhante"), deveria ter estreado a tempo para este ano, mas as filmagens atrasaram devido a problema no ombro de Crowe.
"Proof": baseado em peça premiada com o Pulitzer de David Auburn, com Gwyneth Paltrow e Anthony Hopkins e um tema difícil -matemática.
"Che": após "Diários de Motocicleta", o revolucionário está de volta com Benicio del Toro nesta cinebiografia com roteiro de Terrence Malick e direção de Steven Soderbergh.
"The New World": falando em Malick, diretor famoso pela demora de seus projetos (o intervalo entre "Cinzas no Paraíso", em 1978, e seu projeto seguinte, "Além da Linha Vermelha", foi de 20 anos), ele dirigiria "Che", mas decidiu recontar, de modo menos romântico que a Disney, a história de John Smith, Pocahontas e dos peregrinos de Jamestown. Colin Farrell (como John Smith) e Christian Bale podem atrair mais espectadores, ainda que pelo menos um detrator de Malick demonstre ceticismo.
"Brokeback Mountain": dirigido por Ang Lee ("Hulk", "O Tigre e o Dragão"), essa história sobre caubóis modernos tem Jake Gyllenhaal e Heath Ledger como amantes.


Tradução Paulo Migliacci

Texto Anterior: Academia prefere garçonetes
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.