São Paulo, terça-feira, 27 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Ao longo desta semana, durante festival, ator apresenta uma mostra com resultado das primeiras oficinas

Luís Melo abre Ateliê de Criação Teatral em Curitiba

Luís Melo abre Ateliê de Criação Teatral em Curitiba

VALMIR SANTOS
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

J.C. Serroni criou o Espaço Cenográfico, cerca de dois anos atrás, em São Paulo. Luís Melo abriu o seu Ateliê de Criação Teatral (ACT) em janeiro passado, em Curitiba. Ao longo desta semana, ele apresenta uma mostra com resultado das primeiras oficinas. Em ambos os espaços, respira-se o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) coordenado por Antunes Filho no Sesc SP.
O curitibano Melo, 43, assume a filiação com o CPT, no qual atuou por uma década (1985-95). Quer transformar seu ACT em oásis da pesquisa de artes cênicas na cidade e, em breve, no país.
Não à toa, Melo agendou a abertura para o público em geral em plena programação do 10º Festival de Teatro de Curitiba, contrapondo à política de eventos. "Aqui, prevalece a cultura da política da estréia, na qual chama-se jornalistas de todo o Brasil, coloca-se flores na frente do palco, estréia-se o espetáculo e, dali a uma semana, não interessa mais seu prosseguimento", diz.
A idéia é, também, resgatar a vocação da cidade para a reflexão do fazer teatral. Curitiba já abrigou encenadores como Ademar Guerra ("Colônia Cecília"), com quem Melo trabalhou no início dos anos 80.
Localizado no bairro de São Francisco, o ACT desenvolve atualmente oficinas de dança e movimento de "centramento"; preparação vocal e corporal; cenografia e figurino; e interpretação e criação de repertório.
O primeiro espetáculo fruto desse processo será "O Homem e o Cão", dirigido por Aderbal Freire-Filho, cuja estréia está programada para o primeiro semestre de 2002.
Luís Melo coordena equipe formada por Nena Inoue (administração), Fernando Marés (cenografia e figurino), Marila Andreazza (preparação corporal), Viviana Mena (voz) e Eliana Capovilla (secretaria).
Mais informações sobre o ACT pelo tel. 0/xx/41/338-0450.


Texto Anterior: Ruído: Ben Jor volta à indústria
Próximo Texto: Arnaldo Jabor: Jader e ACM estão unidos como dois irmãos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.