São Paulo, sexta-feira, 27 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Leonardo Wen/Folha Imagem
CONVITE AO PIANO
O músico Cesar Camargo Mariano é o convidado da Orquestra Jazz Sinfônica, hoje e amanhã, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo; no repertório, composições do pianista e obras de Pixinguinha, Milton Nascimento, Baden Powell e Vinicius de Moraes

LUCIANA CARDOSO

"O Senado é uma bagunça"

Funcionária do Senado para cuidar "dos arquivos" do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), Luciana Cardoso, filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, diz que prefere trabalhar em casa já que o Senado "é uma bagunça". A coluna telefonou por três dias para o gabinete, mas não a encontrou. Na última tentativa, anteontem, a ligação foi transferida para a casa de Luciana, que ocupa o cargo de secretária parlamentar. Abaixo, um resumo da conversa:

 

FOLHA - Quais são suas atribuições no Senado?
LUCIANA CARDOSO -
Eu cuido de umas coisas pessoais do senador. Coisas de campanha, organizar tudo para ele.

FOLHA - Em 2006, você estava organizando os arquivos dele.
LUCIANA -
É, então, faz parte dessas coisas. Esse projeto não termina nunca. Enquanto uma pessoa dessa é política, é política. O arquivo é inacabável. É um serviço que eternamente continuará, a não ser que eu saia de lá.

FOLHA - Recebeu horas extras em janeiro, durante o recesso?
LUCIANA -
Não sei te dizer se eu recebi em janeiro, se não recebi em janeiro. Normalmente, quando o gabinete recebe, eu recebo. Acho que o gabinete recebeu. Se o senador mandar, devolvo [o dinheiro]. Quem manda pra mim é o senador.

FOLHA - E qual é o seu salário?
LUCIANA -
Salário de secretária parlamentar, amor! Descobre aí. Sou uma pessoa como todo mundo. Por acaso, sou filha do meu pai, não é? Talvez só tenha o sobrenome errado.

FOLHA - Cumpre horário?
LUCIANA -
Trabalho mais em casa, na casa do senador. Como faço coisas particulares e aquele Senado é uma bagunça e o gabinete é mínimo, eu vou lá de vez em quando. Você já entrou no gabinete do senador? Cabe não, meu filho! É um trem mínimo e a bagunça, eterna. Trabalham lá milhões de pessoas. Mas se o senador ligar agora e falar "vem aqui", eu vou lá.

FOLHA - E o que ele te pediu nesta semana?
LUCIANA -
"Cê" não acha que eu vou te contar o que eu tô fazendo pro senador! Pensa bem, que eu não nasci ontem! Preste bem atenção: se eu estou te dizendo que são coisas particulares, que eu nem faço lá porque não é pra ficar na boca de todo mundo, eu vou te contar?

Devo, não nego

A prefeitura conseguiu fazer, no dia 12 de março, penhora on-line de R$ 328.795,14 em face do Jockey Clube. O bloqueio se refere a execuções de cobrança do IPTU de 2008 do imóvel que abriga a sede social da entidade, na rua Boa Vista, nº 280. No dia 17, foi requerida nova penhora, já que a primeira não cobriu o débito, de R$ 470.807,21.

DOMINGO NO PARQUE
O presidente do Jockey, Márcio Toledo, não confirma a informação. Ele e a prefeitura estão numa queda-de-braço, já que o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) autorizou estudos para desapropriar o prédio do Jockey que fica no bairro de Cidade Jardim. A ideia é transformar as instalações em um parque público.

PETROBRAS NA ÁFRICA
Missão integrada por cinco ministros do Irã visitou anteontem Edison Lobão, ministro de Minas e Energia. Vieram negociar parceria com a Petrobras para exploração de petróleo em Angola, onde a National Iranian Oil Co. (Nioc) tem concessão para explorar um bloco.

ELÉTRICO
O grupo, que incluía os ministros de petróleo e energia elétrica daquele país, discutiram também parceria para explorar petróleo no Mar Cáspio, negociação iniciada há alguns anos, e troca de tecnologia no setor elétrico. Os dois países formarão um grupo de trabalho para estudar as possibilidades.

DUETO
Se a eleição para presidente da República fosse hoje e José Serra (PSDB-SP) e Dilma Rousseff se enfrentassem num segundo turno, o tucano venceria com 54% dos votos, contra 13% da petista, de acordo com pesquisa do Ibope; 19% votariam em branco ou nulo. Outros 14% não responderam à pergunta do instituto.

HELÔ NELA
Curiosidade da pesquisa: Dilma tem hoje mais votos entre os homens (entre 12% e 13%, dependendo do número e do nome dos opositores) do que entre as mulheres (entre 6% e 7%). E, no eleitorado feminino, perde sempre para Heloísa Helena (PSOL-AL), que crava entre 8% e 12%.

MICROFONE
O ator Gero Camilo vai se juntar com a banda Chá de Boldo para fazer uma temporada inédita de shows em abril, no bar Zahi, na Vila Madalena.

EMBAIXADOR
A ideia de acordo na disputa que a família brasileira e o pai americano, David Goldman, travam pela guarda do garoto de oito anos que vive no país, lançada pelo ministro Paulo Vanucchi (Direitos Humanos), pode prosperar. Uma das ideias é que um mediador internacional, quem sabe até americano, aprovado pelas duas partes, passe a ajudar na solução.

PONTO FINAL
O advogado Sergio Tostes, da família brasileira, porém, rejeita qualquer hipótese de guarda compartilhada, como a que foi aventada por Vanucchi.

MIMO
Em visita a Washington nesta semana, Kevin Rudd, primeiro-ministro australiano, foi presenteado por Barack Obama com cópia rara da partitura de "Anacreontic Song", hoje conhecida como "Star-Spangled Banner", o hino americano. Nem o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, teve tamanho mimo: ganhou 25 DVDs de filmes clássicos que, por diferença de regiões, só podem ser vistos nos EUA. Até Lula se deu melhor: trouxe uma caixa com as Constituições dos EUA.

CURTO-CIRCUITO
LUCIANO COUTINHO, presidente do BNDES, dá hoje a palestra "Perspectiva do Brasil Diante da Crise Mundial", durante almoço para empresários, organizado pelo WTC Clube de Negócios, no Brooklin.
MARGARETH MENEZES e Tereza Morales cantam hoje, às 21h, no Memorial da América Latina. Livre.
O MÚSICO Chico Pinheiro se apresenta com a cantora Céu hoje, a partir das 22h, no Ao Vivo Music. 18 anos.
O LIVRO "Tchibum!", de Gustavo Borges, será lançado amanhã na livraria Saraiva do shopping Higienópolis.
A BANDA Papo de Gato lança seu primeiro disco, "Você", no domingo, no bar Dublin. Classificação: 18 anos.

com LEANDRO FORTINO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Crítica/"Ele Não Está Tão a Fim de Você": Filme reúne "dream team" da comédia romântica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.