São Paulo, sexta, 27 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

A NAVE DA REVOLTA
Bandeirantes, 13h. (Caine Mutiny Court-Martial). EUA, 1988, 95 min. Direção: Robert Altman. Com Eric Bogosian, Brad Davis. O julgamento, em Corte Marcial, do tenente que destituiu o capitão, aparentemente insano, de um navio, o Caine. Versão para TV do filme de 1954 (com Humphrey Bogart). Altman estava na baixa.

MACGYVER - JULGAMENTO FINAL
SBT, 13h15.
(MacGyver - Trail to Doomsay). EUA, 1992. Direção: Charles Conell. Com Richard D. Anderson, Caleen Armstrong. Durante festa de aniversário, MacGyver presencia assassinato do amigo e sequestro de sua filha. Começa, então, a investigação.

QUANTO MAIS GRANA MELHOR
Globo, 15h15.
(Mo'Money). EUA, 1992. Direção: Peter MacDonald. Com Damon Wayans, Stacey Dash, Marlon Wayans. Jovem acostumado a dar pequenos golpes se apaixona por moça rica. e decide mudar de vida. Depois descobre que está sendo usado.

OS BATUTINHAS
SBT, 21h40.
(The Little Rascals). EUA, 1994, 83 min. Direção: Penelope Spheeris. Com Travis Tredford, Kevin Jamal Woods. Quando Batutinha, líder de um clube do Bolinha, pilha um de seus membros namorando, a garota pega um carro e, desastradamente, destrói a sede do clube. A primeira confusão enseja outras, nesta comédia familiar. Inédito programado originalmente para a semana passada e agora reprogramado pela emissora.

RELAÇÃO CRIMINOSA
Bandeirantes, 21h40.
(Loving... Deadly). EUA, 1994, 120 min. Direção: Kris Kertentz. Com David Warner, Jonathan Ward, Sarah Lassez. Funcionário de gangue especializada em tráfico de bebês decide abandonar o negócio e, de passagem, roubar uma fortuna de seus patrões. Estes, inconformados, convocam uma prostituta para seduzi-lo. Mas os dois se apaixonam e passam a fugir juntos. Obscuro.

INTERCINE. Globo, 23h15.
A sessão encerra a semana com o favorito da lista tríplice abaixo: "Julgamento em West Point" (1993, de Harry Moses, com Samuel L. Jackson, Sam Waterston), "A Vida por um Fio: Entre a Lei e o Crime" (1991, de Roger Young, com Dennis Hopper, Robert Carradine) e "Aliens - O Resgate" (1986, de James Cameron, com Sgourney Weaver, Carrie Henn, Michael Biehn).

APPASSIONATA
Cultura, 23h30.
Brasil, 1953, 95 min. Direção: Fernando de Barros. Com Anselmo Duarte, Tônia Carrero, Paulo Autran, Ziembinsky, Alberto Ruschell. Quer dizer, a Vera Cruz botou na fogueira a fina flor de seu elenco, perdida em um tolo melodrama sobre pianista que, numa mesma noite, conhece a consagração e é acusada pelo assassinato do marido. Ela demonstra inocência, casa com um pintor que mora na Suécia, mas é sempre perseguida pela obsessão em relação ao ocorrido com o finado. P&B.

NUNCA SEM MINHA FILHA
Globo, 1h10.
(Not without My Daughter). EUA, 1990, 114 min. Direção: Brian Gilbert. Com Sally Field, Alfred Molina, Sheila Rosenthal. Mulher norte-americana (Field) vai passar férias com o marido iraniano, no Irã. Lá, o homem de repente revela seu fundamentalismo e a intenção de ficar no Irã, com a filha do casal. Sally Field não aceitará essa situação. Demonização do Irã em forma de melodrama, nada mais.

O CABARET DOS AMORES
Bandeirantes, 1h50.
(Neurotic Cabaret). EUA, 1990, 92 min. Direção: John Woodward. Com Tammy Stones, Edwin Neal. Stones faz uma dançarina de strip-tease empenhada em levantar dinheiro para produzir um filme e realizar seu sonho de se tornar atriz. O filme é elogiado por comentaristas norte-americanos.

ROMANCE À FRANCESA
Globo, 3h10.
(May Wine). EUA, 1990, 85 min. Direção: Carol Wiseman. Com Joanna Cassidy, Lara Flynn Boyle, Guy Marchand. Mãe deprimida (Cassidy) e filha romântica (Boyle) pelo mesmo homem, em Paris. Comédia romântica ok para fim de noite.


TV PAGA
Glauber faz colagem

da Redação

Não é prudente recomendar "A Idade da Terra" (Bravo Brasil, 21h). Quando o filme foi exibido em cinemas, houve um festival de poltronas rasgadas por pessoas revoltadas com o último filme de Glauber Rocha. Em casa, atenção, a poltrona é a sua. Mas o controle remoto também, de modo que não custa dar uma olhada nessa vida de Cristo que se desenrola em três cidades (Salvador, Rio e Brasília). No mais, a figura de Cristo desdobra-se em várias.
No mais, as três cidades são as três capitais do Brasil ao longo da história, o que leva o Cristo de Glauber a transitar por eras, instituições e mitos brasileiros. É um filme de colagem -coisa pouco aceita hoje em dia- com o espírito agônico do último Glauber. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.