São Paulo, sexta, 27 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A Irlanda tem uma sociedade paranóica", diz Watson

especial para a Folha,

em San Francisco Saída dos palcos de Londres para interpretar a anti-heroína Bess de "Ondas do Destino", papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar no ano passado, a atriz Emily Watson, 31, volta ao cinema no longa-metragem "O Lutador".
Nascida em Londres, onde mora até hoje, ela afirma que ir à Irlanda para as filmagens lhe fez entender melhor a situação do conturbado país vizinho.
A atriz, apaixonada por futebol, está encerrando sua participação nas filmagens da biografia da celista Jacqueline du Pre a tempo de acompanhar de perto a Copa do Mundo na França, que tem início em junho.

Folha - Foi difícil pegar o sotaque irlandês de sua personagem?
Emily Watson -
Pegar o sotaque foi mais fácil do que entender o clima em que vivem os irlandeses. O país tem uma sociedade paranóica. Como ator é preciso entender bem isso.
Folha - Para você, o filme é uma história política ou uma trama de amor?
Watson -
É um "Romeu e Julieta" acontecido há apenas 14 anos. É fantástico.
Folha - Você já se sentiu ameaçada pelos atentados do IRA?
Watson -
Sim. Na verdade, houve um alarme enquanto estávamos filmando na estação de Dublin.
Folha - Qual é a sua opinião sobre as táticas do IRA?
Watson -
Acho que assassinato é imperdoável, assim como o terrorismo é imperdoável. No entanto, penso que há motivos fortes de ambos os lados e que devemos levar isso em conta.
Acho também que não é minha responsabilidade falar de política. Sou uma atriz, e meu papel foi ajudar a contar a história de uma luta de muita coragem. Prefiro não julgar nada.
Folha - Você acha convincente misturar amor e violência?
Watson -
Em qualquer situação em que as pessoas estão oprimidas, o amor é sempre uma necessidade primária. Isso continua acontecendo.
Folha - O que você aprendeu com o filme?
Watson -
Eu não conhecia alguns dados demográficos muito interessantes de Belfast, por exemplo. Não sabia que o desemprego lá é menor entre os protestantes. Sinceramente, eu peço muito em orações que tudo melhore para eles.

Filme: O Lutador Produção: Irlanda, EUA, Inglaterra, 1997 Direção: Jim Sheridan Com: Daniel Day-Lewis, Emily Watson, Brian Cox, Ken Stott, Gerard McSorley, Eleanor Methven Quando: a partir de hoje, nos cines Gemini 2, Liberty, Center Norte 2, Continental 1 e circuito


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.