São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"15 MINUTOS"

Thriller esquizofrênico só vale pelos seus primeiros 60 minutos

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

"15 Minutos ", thriller policial de John Herzfeld que estréia hoje em São Paulo, é um filme esquizofrênico -sem querer ofender os esquizofrênicos. No início, discute com competência e originalidade a conturbada relação dos norte-americanos com a fama.
Daí o título, retirado da frase de Andy Warhol ("No futuro, todo o mundo será famoso por 15 minutos"), que aliás abre o filme.
Assim, Robert de Niro é um policial-celebridade que começa a investigar um incêndio criminoso com a ajuda do inspetor-bombeiro Edward Burns. A dupla vai chegar a um tcheco (Karel Roden, um tanto forçado) e um russo (Oleg Taktarov), vilões do Leste Europeu que acabam de desembarcar em Nova York em busca do sonho dourado.
Taktarov rouba uma câmera amadora digital assim que desce na Time Square e passa o resto da ação registrando os crimes da dupla em vídeo. "Eu adoro a América. Ninguém é responsável por nada", diz o personagem de Roden a certa altura.
A dupla vende uma das fitas com um assassinato real a um repórter sensacionalista interpretado por Kelsey Grammer (o Frasier da série de TV), e acaba aí a parte boa do filme. A hora restante será de ladeira abaixo.
O diretor, John Herzfeld, tem ele próprio uma carreira um tanto esquizofrênica. "15 Minutos" é seu terceiro longa. Antes deste, havia dirigido o ótimo "Contrato de Risco" (1996), o primeiro filme da atriz Charlize Theron, e o abaixo da crítica "Two of a Kind" (1983), tentativa vil de reeditar o fenômeno de "Grease".
Pelos primeiros 60 minutos, "15 Minutos" leva três estrelas; pelo restante, bola preta. Avaliação final: uma estrela. Eu esperaria sair em vídeo/DVD para ver o resto com o dedo na tecla "FF".



15 Minutos
15 Minutes
 
Direção: John Herzfeld
Produção: EUA, 2001
Com: Robert de Niro, Edward Burns Quando: a partir de hoje nos cines Butantã, Center Norte, Eldorado, Iguatemi, Lapa, Cinemark Market Place, Shopping D e circuito




Texto Anterior: "Sob Suspeita": Filme faz uma catarse coletiva e cumpre sua função terapêutica
Próximo Texto: "O Fantasma" : Longa ronda a brutalidade do desejo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.