São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Reprodução
No alto, Zeca Camargo e Tom Cruise; acima, efeito borra logo de "Missão: Impossível 3", em vermelho, e o rosto do diretor Abrams


Globo apaga nome de filme de Tom Cruise

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Numa prática jornalisticamente questionável, o "Fantástico" do último domingo levou ao ar uma entrevista com Tom Cruise em que o logotipo do novo filme do ator americano, "Missão: Impossível 3", que aparecia ao fundo, em um cartaz, foi apagado.
A Globo usou um efeito de edição chamado de "blur", que borra parte da imagem. Em determinado momento, além de apagar o logotipo "M:i:III", na cor vermelha, o "blur" avançou sobre o rosto do diretor do longa, J.J. Abrams.
A entrevista, exclusiva para o Brasil, foi feita por Zeca Camargo em Los Angeles. Apesar de Cruise só ter falado sobre o filme, o texto se desviou dele. Seu "gancho" era o nascimento da filha do astro e a corrida dos paparazzi por uma imagem dela. O filme nem sequer foi citado verbalmente.
A Paramount, produtora de "Missão: Impossível", tem acordo com o SBT, mas a rede ainda não tem direitos da terceira edição do filme. Não é impossível que o longa seja exibido pela Globo.
Para Gisele Nusman, diretora de marketing da distribuidora UIP, houve uma "contradição", porque o nome do filme apareceu em legenda dos créditos das cenas dele exibidas pelo "Fantástico".
A Globo afirma que houve "um excesso de zelo da edição, só percebido pelo diretor do programa quando estava no ar". A emissora diz ainda que não é sua prática manipular imagens jornalísticas, apesar de evitar mostrar marcas.

OUTRO CANAL

Telhado 1 Não será mais de Walther Negrão a próxima novela das seis da Globo. A emissora decidiu anteontem produzir um remake de "O Profeta" (Tupi, 1977/78), com texto supervisionado por Walcyr Carrasco ("Alma Gêmea").

Telhado 2 Diretor-geral artístico da Globo, Mário Lúcio Vaz resolveu abortar a novela de Negrão, levemente inspirada em "Os Miseráveis", porque, oficialmente, haveria muita coincidência de temas com outras tramas da emissora e não daria tempo de fazer as mudanças para estreá-la em setembro. Já "O Profeta", argumenta a Globo, está praticamente escrita (só precisa de adaptações).

Real O SBT anunciou ontem o "Documenta Brasil", concurso bancado por Ministério da Cultura e Petrobras. A parceria deverá resultar em quatro documentários que o SBT exibirá em 2007.

Tchau Sonia Abrão está voltando para a Rede TV!. Apesar da perda dos merchandisings do "Sonia e Você", teve diretor da Record que comemorou discretamente. A apresentadora não combina com a imagem de rede moderna que a Record busca atualmente.

Pegando O segundo capítulo de "Cobras & Lagartos" marcou 33 pontos, dois a menos que a estréia. A queda foi bem menor que a ocorrida com "Bang Bang", que despencou de 37 pontos para 29. E Foguinho, personagem de Lázaro Ramos, já é um sucesso.

E-mail - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: Socuerro! Vice de chuchu é berinjela!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.