São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÍNTEGRA 1

"Coincidências seguem intocadas", diz Thomas

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia a íntegra da declaração de Daniela Thomas:
"Walter Salles e eu estamos, desde 2002, preparando um roteiro que planejamos filmar em co-direção no segundo semestre deste ano, intitulado "Linha de Passe". O argumento inicial de Walter foi dado a João Emanuel Carneiro para que ele desenvolvesse um primeiro tratamento, que nos foi entregue. Em outubro de 2003, o roteirista George Moura foi chamado para dar prosseguimento ao projeto. Desta vez me juntei a ele e, desde então, escrevemos juntos inúmeras versões do roteiro. É, portanto, como co-autora do roteiro de "Linha de Passe" que venho recebendo notícias do plágio que sofremos por parte de Carneiro.
Personagens que George e eu desenvolvemos, a partir de uma pesquisa envolvendo os jovens do projeto Villa-Lobinhos, no Rio, e Projeto Guri, em SP (ambos lidam com educação em música erudita para jovens de classes desfavorecidas), e motoboys de SP, transmutaram-se em personagem da novela. São personagens, é bom frisar, que não existiam na primeira versão do roteiro escrita por Carneiro.
Depois que João Emanuel fez essa primeira versão, ele não participou do processo de criação das novas versões, mas continuou sendo consultado para opinar sobre elas -o que ele fez através de e-mails documentados.
Quando tomamos conhecimento, por jornais, de que existiriam semelhanças entre os personagens criados por nós e os da novela das sete, João Emanuel e a Rede Globo foram imediatamente alertados do plágio.
A Globo tomou providências para minimizar o fato. Infelizmente, ao final do primeiro capítulo da novela, assistido em todo o Brasil por centenas de milhares de pessoas, a maioria das coincidências com o nosso roteiro continuavam intocadas.
É difícil expressar a sensação de ter suas idéias apropriadas e exibidas, de forma corrompida e deformada, em rede nacional. Estou ainda sob o forte impacto dessa experiência. Em pleno processo de casting e preparação da produção, nos deparamos com a perspectiva de abandonar o projeto de quatro anos."


Texto Anterior: Walter Salles aponta plágio na novela "Cobras & Lagartos"
Próximo Texto: Íntegra 2: "Estão lá as idéias do filme", afirma Salles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.