São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÍNTEGRA 2

"Estão lá as idéias do filme", afirma Salles

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia a seguir a mensagem do diretor Walter Salles, na íntegra:
"A notícia [publicada por um jornal paulista] de que a Videofilmes estaria processando a Rede Globo não procede. Vamos aos fatos: Daniela Thomas e eu estamos desenvolvendo desde 2002 um roteiro intitulado "Linha de Passe", baseado numa idéia original minha. Um dos principais personagens dessa história é um motoboy cuja namorada é uma jovem apaixonada por música clássica, que toca flauta transversa. É uma personagem inspirada pelos jovens de periferia que fazem parte de um projeto musical que nós patrocinamos, o Villa-Lobinhos.
João Emanuel Carneiro escreveu o primeiro tratamento desse roteiro, em 2003, que depois foi reescrito durante os últimos três anos por Daniela Thomas e George Moura.
Foram Daniela Thomas e George Moura que desenvolveram tanto o personagem do motoboy quanto da namorada apaixonada por música clássica.
João Emanuel Carneiro teve acesso a esse novo tratamento, o que fica evidenciado em e-mails trocados entre nós.
Quando tomamos conhecimento através da Folha de que um dos personagens principais da nova novela das sete era um motoboy apaixonado por música clássica e que tocava flauta transversa, contactamos a Rede Globo. A emissora entendeu a gravidade da situação e regravou cenas da novela, para diminuir a superposição existente entre a trama do filme e a da TV.
Estou filmando um documentário fora do Brasil, mas acabo de ver o primeiro capítulo que me foi enviado em uma cópia em VHS.
Estão lá as idéias do filme, está lá o personagem do motoboy que se relaciona com uma mulher no universo da música clássica.
Se tiverem apenas trocado um instrumento de sopro por um outro, a situação continua tão grave quanto antes."


Texto Anterior: Íntegra 1: "Coincidências seguem intocadas", diz Thomas
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.