São Paulo, domingo, 27 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portal terá "exposições", além de acervos

DA REPORTAGEM LOCAL

O site dedicado aos trabalhos de J. Carlos para as revistas "O Malho" e "Para Todos" é apenas uma das iniciativas de preservação do acervo gráfico do país empreendidas pelo portal Memória Gráfica Brasileira.
Dois outros grandes projetos estão a caminho: a digitalização de todo o acervo do artista plástico Aloísio Magalhães (1927-1982), um dos pioneiros do design gráfico brasileiro; e um site dedicado aos trabalhos como cartunista de Antônio Gabriel Nássara (1910-1996), simplesmente conhecido como Nássara, também compositor de marchinhas carnavalescas como "Alá-lá-ô".
"A idéia é ir fazendo esse garimpo ao longo dos anos. Ainda tem um universo muito grande a ser descoberto no design gráfico brasileiro", diz Julieta Sobral, que também prevê o lançamento de livros sobre Magalhães e Nássara, feitos a partir do material digitalizado.

Mostras virtuais
O portal tem uma seção de notícias sobre publicações e criou um espaço, o MGBlog, para sugestões de textos acadêmicos e livros. Já em maio, o projeto deverá colocar no ar a primeira de suas exposições virtuais, dedicada aos "cartemas", os trabalhos do artista Aloísio Magalhães feitos com cartões-postais.
No segundo semestre será a vez de uma mostra com o tema "Ler, Beber, Ouvir". "São pequenas galerias virtuais, que reúnem capas de livros e discos e rótulos de garrafas de cachaças, da primeira metade do século 20", explica Sobral.


Texto Anterior: Desenhos de J. Carlos voltam em versão digital
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.