São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alex Atala, do D.O.M., é 18º melhor do mundo

Casa sobe seis posições no ranking da "Restaurant"

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez, o restaurante D.O.M., de Alex Atala, está entre os 20 melhores do mundo, segundo o ranking divulgado ontem pela revista britânica "Restaurant", que elege todo ano 50 estabelecimentos de destaque. A casa paulistana subiu do 24º lugar para o 18º.
Para Atala, "é um trabalho de formiguinha, mas funciona". Surpreso com a classificação, disse à Folha que "trabalhar com ingredientes brasileiros é um sonho possível". "As pessoas gostam, e cada vez mais temos mais espaço. O Brasil vem conseguindo expressão na cozinha mundial. Estar nos congressos, levar os ingredientes locais para fora e convidar pessoas para virem ao Brasil ajuda nesse processo."
No topo do ranking, os três melhores continuam os mesmos, mas em posições diferentes. Depois de quatro anos seguidos na liderança, o restaurante espanhol El Bulli, de Ferran Adrià (que anunciou neste ano que fechará seu estabelecimento por dois anos a partir de 2013), cai para segundo lugar, substituído pelo dinamarquês Noma (que no ano passado ficara em terceiro). Este está sob o comando do jovem chef René Redzepi, 33, em destaque por sua inventividade e seu trabalho de explorar ingredientes de países nórdicos.
Na terceira posição, está o inglês Fat Duck, que vinha ocupando o segundo lugar.
Na premiação anunciada na noite de ontem, em Londres, também constam os espanhóis El Celler de Can Roca (4º lugar), o Mugaritz (5º lugar) e o Arzak (9º lugar).


Texto Anterior: Lygia Clark é destaque de leilão na Inglaterra
Próximo Texto: Programa ensina como agir em tragédias em que tudo dá errado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.