São Paulo, sábado, 27 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Clarice Herzog na cerimônia de lançamento do Instituto Vladimir Herzog, criado para preservar a memória do jornalista

Colegiado

Empacou ontem a nomeação do novo procurador-geral da República, que substituirá Antonio Fernando Souza, que sai do cargo amanhã. Em reunião na noite de quinta, o presidente Lula comunicou que "ampliará as consultas" para então apontar seu escolhido. O favorito, até agora, era Roberto Gurgel Santos, vice de Antonio Fernando e mais votado pelos procuradores na lista tríplice encaminhada a Lula. O segundo colocado, Wagner Gonçalves, no entanto, ganhou força.

SURPRESA
A notícia surpreendeu os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que tinham sido avisados pelo Palácio do Planalto que Lula anunciaria ainda na quinta-feira o novo procurador-geral, que atua diretamente no tribunal. Gurgel Santos é o preferido de muitos ministros para a vaga.

PARALELA
Já Gonçalves tem a vantagem de não ter compromissos com o "legado" de Antonio Fernando, o procurador-geral que mais espezinhou o Executivo nos últimos anos -é dele, por exemplo, a denúncia dos 40 envolvidos no mensalão.

LINHA DIRETA
Além do presidente Lula, também a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, telefonou a José Sarney nesta semana para prestar solidariedade.

LINHA DIRETA 2
Sarney recebeu ainda ligações de governadores como Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, e Roberto Requião (PMDB), do Paraná, que tem dado entrevistas em seu Estado defendendo o presidente do Senado, que "não privatizou empresas, não dilapidou o patrimônio público".

NADA DISSO
No começo da tarde de ontem, em seu gabinete, Sarney repetia que não vai renunciar.

MARAVILHA
A ausência do governador José Serra, de São Paulo, na posse de José Luiz Alquéres, ex-presidente da Alstom (empresa investigada por supostamente dar propina a tucanos paulistas na década passada), na presidência da Associação Comercial do RJ, na quarta, foi justificada por uma "forte gripe". No mesmo dia, porém, Serra foi a outra festa: "Fui à Sala São Paulo celebrar os 2 mil anos do nascimento de São Paulo, o apóstolo. Acho a história dele uma maravilha", revelou o próprio governador em seu Twitter.

FIRMA RECONHECIDA
O deputado estadual Carlinhos Almeida (PT-SP) já conseguiu a assinatura de 14 dos 19 integrantes da bancada do partido na Assembleia Legislativa em um documento em favor da candidatura do prefeito de Osasco, Emídio de Souza (PT-SP), para o governo de SP. Espera conseguir mais uma adesão até a semana que vem, quando o abaixo-assinado será entregue ao presidente estadual do PT, Edinho Silva.

ÚLTIMO ADEUS
Redmond O'Neal, o filho de 24 anos de Farrah Fawcett e Ryan O'Neal que está detido na Califórnia por problemas com drogas, conseguiu uma liberação da Justiça para ir ao enterro da mãe, que morreu anteontem. Ele não via a atriz desde abril e, segundo o site inglês Femalefirst, disse estar "devastado" com a perda. O funeral deve acontecer nos próximos dias, em Los Angeles.

VANNUCHI

"Não tenho conflito com o Jobim"

No lançamento do Instituto Vladimir Herzog, anteontem, o ministro Paulo Vannuchi (Secretaria Especial dos Direitos Humanos) revelou que o presidente Lula deve chamar o ministro Nelson Jobim, da Defesa, para "um entendimento comum" em torno da busca dos corpos dos guerrilheiros mortos pela ditadura na guerrilha do Araguaia, que começa em julho. As famílias dos desaparecidos repudiam a participação do Exército na expedição, como quer Jobim. Abaixo, um resumo da conversa:

FOLHA - O Ministério da Defesa diz que os arquivos da ditadura militar sobre a guerrilha do Araguaia foram incinerados. Dá para acreditar?
PAULO VANNUCHI
- Ao longo de 14 anos, entre a posse do presidente [Ernesto] Geisel [em 1974] e a promulgação da Constituição [em 1988], os criminosos foram apagando seus rastros, queimando [arquivos] em vários lotes. A questão é que é difícil que tenham queimados todos. Em maio, o presidente Lula anunciou o site Memórias Reveladas, que é a abertura ampla de todos os arquivos à disposição, e uma portaria interministerial determinando o recolhimento de todo e qualquer arquivo, como este do Curió [Sebastião Curió, que participou da repressão à guerrilha], que esteja indevidamente retido em mãos privadas.

FOLHA - Uma comissão foi criada para buscar os corpos dos guerrilheiros do Araguaia, mas as famílias repudiam a participação do Exército.
VANNUCHI
- Falei com o presidente da República, que disse que iria chamar o ministro [Nelson] Jobim [da Defesa] para conversar e buscar o entendimento comum. Eu não tenho uma posição de conflito com o ministro Jobim, de desqualificação do seu trabalho. Mas é importante que essa expedição ao Araguaia tenha a presença da Comissão Especial [de Mortos e Desaparecidos Políticos], de familiares e do Ministério Público Federal. Eu ainda agregaria a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e uma expressiva representação da imprensa, para que não paire a menor dúvida do empenho do Estado brasileiro em fazer a pesquisa.

CURTO-CIRCUITO
O INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO realiza na segunda, às 19h, o debate "Compromisso com a Justiça", sobre a declaração de inconstitucionalidade da Lei de Imprensa pelo Supremo Tribunal Federal.
O MÚSICO norte-americano Chuck Berry se apresenta no dia 19 de agosto, no Via Funchal. Classificação: 12 anos.
ACONTECE HOJE, das 12h às 22h, o arraial da rua Barão de Tatuí, com comidas típicas e música ao vivo, em Higienópolis.
A EMPRESÁRIA Tatiana Monteiro de Barros promove hoje uma feijoada em prol da ONG Sonhar Acordado, no Museum.
A FESTA The Golden Girls será hoje, na Disco. Os DJs Roque Castro, Spavieri e Fernando Papi fazem o som. 18 anos.
O OUTLET PREMIUM SÃO PAULO será inaugurado hoje, às 11h. A LBT Produções, de Léo Tavares e Bicôa Kubrusly, assina a comunicação visual do guia de lojas do local.
COM MARCAS como Abercrombie & Fitch e The North Face, a loja Mandi & Co será aberta hoje, no shopping Iguatemi.
A GRIFE Bagga começa hoje uma liquidação com descontos de 50%. A promoção vai até o dia 31 de julho.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Festa de vaidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.