São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/TV Globo
É AQUI Marcelo Madureira, presidente do "Cudomundodistão", e Helio de La Peña, o único atleta do "país", na Grécia; a equipe do "Casseta" ficou até sexta na sede da Olimpíada, onde gravou quadros

Governador ajuda Glória Perez em minissérie

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Acriana, Glória Perez está contando com a ajuda do governador do Acre, Jorge Viana (PT), para escrever uma minissérie da Globo sobre a história do Estado.
Apesar de ser autora da próxima novela das oito ("América"), Perez já trabalha na pesquisa da série, aprovada neste mês pela direção da emissora. Será um épico permeado por uma história de amor, e Viana abriu o arquivo histórico do Estado para a pesquisa que servirá de base ao texto.
A saga começa no início do século 20, quando o Acre, ainda boliviano, lutou para pertencer ao Brasil. A autora focará Plácido de Castro, herói dessa revolução, que declarou o território como brasileiro em 1903. "Foi uma guerra na qual um exército formado por seringueiros armados de espingardas enfrentou e venceu o exército da Bolívia, que usava armamentos modernos e de guerra. Não fosse essa luta, a Amazônia há muito tempo não seria mais brasileira", diz Glória Perez.
Ela conta que seu avô foi amigo de Plácido de Castro e lutou na revolução. O épico termina com Chico Mendes, um dos acrianos mais famosos da história. Líder do movimento sindical de seringueiros, ele lutou contra o desmatamento e foi morto em 1988.
Acrianos estão enviando à autora cartas e documentos históricos. "O Acre sempre foi muito esquecido e tem uma história tão bonita quanto desconhecida", diz Perez.
A série deverá ir ao ar em 2007.

OUTRO CANAL

Escola 1
O prefeito do Rio, Cesar Maia, até posou para fotografia ao lado de Mário Frias, após dar dicas ao ator, que faz papel do deputado federal Thomas Jefferson em "Senhora do Destino" (Globo). Será que ele sabe que o personagem é descrito no próprio site da novela como "autocentrado, egoísta e louco por mídia"?

Escola 2
Filhinho de papai, Jefferson mudará seu título de eleitor para a Baixada Fluminense só para se candidatar a prefeito por lá, apesar de nunca pisar em terras menos nobres que as da zona sul do Rio. Ah, o site de "Senhora" também o descreve como preguiçoso.

Pênaltis 1
Após ter melhorado o desempenho no Ibope no domingo retrasado, Gugu voltou anteontem a perder por grande diferença de Faustão, "turbinado" pela final Brasil x Argentina, da Copa América. Antes do jogo, o "Domingão" obteve 22 contra 10 do SBT. Depois, 30 a 17. São dados preliminares da Grande São Paulo.

Pênaltis 2
E a Globo, obviamente, ganhou de lavada com a partida. Média de 46 pontos contra 11 do SBT e três da Record.

Animal
A TV Cultura fechou parceria com o Jardim Zoológico de São Paulo. Quer aproveitar os bichos na programação infantil.

E-mail - laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.