São Paulo, segunda-feira, 27 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Graffiti" destaca quadrinistas sérvios

Experimental, revista traz HQs de Aleksandar Zograf e Maja Veselinovic, além de reunir 11 brasileiros

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A revista mineira "Graffiti 76% Quadrinhos", que desde maio de 1996 destaca HQs experimentais e autorais, adiciona a essa receita um diferencial no novo número, a ser lançado nesta semana em São Paulo.
Além de 11 quadrinistas brasileiros, participam dessa edição da publicação dois artistas sérvios, Aleksandar Zograf e Maja Veselinovic.
"Publico quadrinhos no exterior há anos, e acho que a história em quadrinhos é uma forma abençoada de arte -porque você pode ser publicado e estar presente na cena de muitos países, até continentes", diz Zograf, que tem duas histórias na revista, inclusive uma em que apresenta os pontos turísticos de sua cidade natal, Belgrado.
Zograf, cujo nome de batismo é Sasa Rakezic, adotou esse pseudônimo ao publicar sua primeira HQ, em 1986. Para ele, os quadrinhos facilitam o contato com outras culturas -como acontece agora.
"Acho que é mais fácil traduzir uma HQ e reimprimi-la em outro país do que levar uma produção teatral ao exterior ou distribuir um filme estrangeiro (há apenas filmes norte-americanos por todos os lados atualmente)", diz o autor.
"Quadrinhos podem ser trocados individualmente e multiplicados. E podem realmente conectar pessoas mesmo a uma longa distância", completa.
Para Zograf, a evolução dos quadrinhos em seu país sofreu com a "turbulenta história" sérvia. "Nossa publicação de quadrinhos para e continua, de acordo com a situação do país.
Hoje, temos uma grande diversidade de estilos." Zograf diz que é possível fazer um paralelo entre a Sérvia e o Brasil. "Tenho um sentimento de amizade com o povo brasileiro, já tive trabalhos publicados em revistas e fanzines daí e sempre vi semelhanças com o povo daqui dos Bálcãs."
Algumas dessas semelhanças esbarram em questões políticas, segundo o autor. "Acho que nos falta a capacidade de organização. Nossos políticos, dos dois lados, são um saco. Mas os nossos povos são amistosos, e acho que é isso que nós temos a oferecer para o mundo."
Essa não é a primeira vez que a revista "Graffiti 76% Quadrinhos" publica autores estrangeiros. Já estiveram nas páginas da publicação o italiano Maurizio Ercole e o argentino Liniers (cuja tira "Macanudo" é publicada na Ilustrada). É possível ver histórias que eles criaram para a revista no site www.graffiti76.com.


GRAFITTI 76% QUADRINHOS - 19
Autores: Aleksandar Zograf, Maja Veselinovic e outros
Quanto: R$ 10 (74 págs.)
Lançamento: dia 31, às 19h, no espaço Soma (r. Fidalga, 98; tel. 0/ xx/11/3034-0515); dia 1º/8, às 19h, na HQ Mix (pça. Roosevelt, 142; tel. 0/xx/11/3259-1528)




Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica/DVD: Série da BBC foca variados ângulos da vida na Terra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.