São Paulo, segunda-feira, 27 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/DVD

Série da BBC foca variados ângulos da vida na Terra

Caixa reúne bastidores que retratam dificuldades enfrentadas pela equipe

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não há nada melhor do que ser um explorador de poltrona. Sentar aconchegado com o gato no colo ou o cachorro ao lado, com uma lareira acesa ou um ventilador ligado, enquanto a TV mostra pinguins enfrentando temperaturas de -70C ou elefantes migrando no deserto de Kalahari em busca de água.
A série "Planeta Terra", da BBC, permite essa exploração tranquila da fantástica variedade de ambientes e de seres vivos do planeta mais adequado à vida do Sistema Solar.
As imagens são simplesmente sensacionais. Vão do macro ao micro, de imagens de satélite revelando a passagem das estações a cenas de larvas de mosquito tentando se agarrar em rios de forte corredeira.
É justamente a combinação de vários pontos de visão que torna os documentários imperdíveis. Cenas de migração, por exemplo, são mais bem compreendidas se filmadas do ar, como diz o veterano narrador da BBC David Attenborough.
Já o momento em que uma ursa-polar e seus filhotes saem da caverna após meses de hibernação merece uma filmagem próxima e do nível do chão.
Os documentários abusam -no bom sentido- de técnicas como câmera lenta ou seu contrário, a gravação de uma sequência durante dias que será exibida em meros segundos. O ataque de um tubarão-branco a uma foca dura um segundo, mas em câmera lenta é possível ver a eficiência e a letalidade desse superpredador.
A série completa vem em quatro DVDs, incluindo bastidores que permitem entender as dificuldades enfrentadas e a dedicação dos realizadores.
A integração do macro e do micro permite também perceber como os ambientes do planeta e os seres vivos dependem uns dos outros. Poeira do deserto do Saara vem parar na floresta amazônica, por exemplo. O documentário começa afirmando que cem anos atrás a população humana era de 1,5 bilhão. Hoje passa de 6 bilhões.
Alguns dos resultados dessa pressão humana sobre o ambiente estão na série, como a sobrevivência de meros 40 leopardos de Amur.


PLANETA TERRA - O MUNDO COMO VOCÊ NUNCA VIU
Distribuidora: Log On Editora Multimídia; R$ 99,90
Classificação: livre
Avaliação: ótimo




Texto Anterior: "Graffiti" destaca quadrinistas sérvios
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.