São Paulo, segunda-feira, 27 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Sgt. Pepper's" tem releitura jamaicana

Produtor americano Victor Rice mostra em São Paulo versão mixada do reverenciado disco dos Beatles

BRUNA BITTENCOURT
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos discos mais reverenciados dos Beatles, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" ganhou uma fiel releitura jamaicana neste ano. O grupo americano Easy Star All-Stars traduziu para o reggae e para o dub as 13 faixas do álbum de 1967 da banda inglesa, do qual também tomou emprestado o nome, em "Easy Star's Lonely Hearts Dub Band".
O Easy Star já tinha feito a mesma transposição musical com outros dois discos-marco do rock -"The Dark Side of The Moon", do Pink Floyd, em "The Dub Side of The Moon", e "Ok Computer", do Radiohead, em "Radiodread".
Entre os cantores e os músicos convidados para a trilogia -que conta com nomes importantes da música jamaicana, como Max Romeo e U-Roy-, está o americano Victor Rice, produtor e engenheiro de som.
Radicado em São Paulo há sete anos, Rice, 42, também conhecido pela atuação na banda Firebug, recria o "Sgt Pepper's" jamaicano amanhã, em São Paulo, no Tapas Club.
O produtor usará um gravador analógico de 16 canais para mixar, ao vivo, as músicas do disco, adicionando efeitos, interferindo e manipulando as gravações originais.
"Eu brinco com o eco, com a afinação, com o reverb", conta.
"A mesa de som vira um instrumento", explica Rice. Toda essa brincadeira do produtor no gravador é projetada em vídeo, o que dá ao público uma boa ideia de suas interferências. "Ninguém está fazendo isso como eu estou."

Compasso
Baixista dos três discos, Rice mixou "Radiodread" em São Paulo, onde também gravou em seu estúdio, em pleno Copan, sua participação em "Easy Star's Lonely Hearts Dub Band", do qual também criou os arranjos de corda.
"[A faixa] "Within You Without You" tem compasso em cinco, mas a música jamaicana só vai até quatro", diz Rice, sobre as diferenças de estrutura entre os dois e a dificuldade de se adaptar o disco dos Beatles.
"Mas ninguém reclamou do meu arranjo", ri.
Um dos convidados do novo "Sgt. Pepper's", o cantor Frankie Paul, chamado de o Stevie Wonder jamaicano, foi o que o mais impressionou Rice. "Ele realmente estudou os Beatles." Antes de Rice, sobe ao palco o músico Mauricio Takara, com seu projeto M.Takara 3. Os dois shows fazem parte da festa do selo de Takara, Desmonta, que passa a ocupar a noite do clube uma vez por mês.


VICTOR RICE
Quando: amanhã, a partir das 21h30
Onde: Tapas Club (r. Augusta, 1.246, tel.: 0/xx/11/2574-1444)
Quanto: R$ 10
Classificação: não informada




Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: Pequena sociologia do fungo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.