São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

música

Festival em São Paulo descobre pop latino do cubano Alex Cuba

Cantor subirá ao palco com a brasileira Tulipa Ruiz em evento no Jockey Club, em agosto

Vencedor do Grammy de artista revelação em 2010 gravou com o pianista Chucho Valdés em seu primeiro disco

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Alex Cuba não se chamava Alex nem Cuba.
Nascido Alexis Puentes, criou o nome artístico a partir de seu país natal. "Alguém me chamou assim de brincadeira e eu gostei. Ficava mais fácil de pronunciar. Isso é importante quando se é estrangeiro", conta à Folha, do Canadá, enquanto se prepara para o festival Telefônica Sonidos, em agosto.
Sua carreira musical começou aos seis anos, tocando violão. Evoluiu para o baixo e formou uma dupla com seu irmão gêmeo, Adonis. Eram os Puentes Brothers. Apenas em 2003 se arriscou a cantar, já separado do irmão.
Seu primeiro disco solo, "Humo de Tabaco", teve uma participação de luxo: o pianista cubano Chucho Valdés, que também se apresentará no festival. "Seria lindo ver o mestre outra vez", afirma.
Aos 37 anos, ele começa a ganhar reconhecimento internacional. Em 2006 e 2008, venceu o Juno, espécie de Grammy canadense, de melhor disco de world music. No ano passado, faturou o Grammy de artista revelação.
Também ajudou a escrever seis músicas para "Mi Plan", disco todo em espanhol da luso-canadense Nelly Furtado, lançado em 2009. No Brasil, Cuba é praticamente desconhecido. Nenhum de seus discos foi lançado aqui. Suas canções estão disponíveis apenas no YouTube e no MySpace do cantor (www.myspace.com/alexcuba).

DUETO
Na apresentação no Jockey Club, marcada para o dia 26 de agosto, ele vai cantar com a brasileira Tulipa Ruiz. Os dois ainda não se encontraram e contam com a internet para escolherem o repertório do show.
"Ainda nem tivemos tempo de nos falar", afirma a artista. "Ele vai ouvir minhas músicas para decidirmos juntos o que vamos apresentar. Devem ser duas músicas de cada um. Espero que ele me deixe cantar 'Tu Boca lo Quita', que achei demais."
Já ele prefere esperar chegar ao Brasil, poucos dias antes do festival. "Nunca faço um set list antes de ver o lugar onde vamos tocar."
Sem nunca ter estado no país, ele vem de mente aberta. "Trato de não pensar nem esperar nada dessa minha primeira visita. Quero entregar meu coração e minha música e tomara que gostem."

ALEX CUBA E TULIPA RUIZ
QUANDO dia 26 de agosto, às 21h
ONDE Jockey Club (av. Lineu de Paula Machado, 1.263, tel. 0/xx/11/4003-1212)
QUANTO de R$ 120 a R$ 200
CLASSIFICAÇÃO livre (menores de 16 anos têm de estar acompanhados de responsáveis legais)

Ouça algumas músicas de Alex Cuba
folha.com/au949696



Texto Anterior: Foco: Manifestação ocupa Funarte e exige mais verba para a cultura
Próximo Texto: Interpol e Goldfrapp estão entre nomes do Planeta Terra em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.