São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Julia Moraes/Folha Imagem
CINE POESIA Aos 27 anos, o cineasta Rodrigo Grota dirigiu, em Londrina (PR), o curta-metragem que ganhou prêmio de crítica e fotografia no Festival de Gramado: "Satori Uso", um "falso documentário sobre um poeta que nunca existiu", como ele define; o filme será exibido no Festival de Curtas, amanhã, às 17h, no MIS, e na quinta-feira, às 18h, no CCSP; o diretor já prepara outro trabalho: está finalizando "Booker Pittman", sobre o saxofonista americano

MASCOTE

Estrela de Lula vai "morder os cansadinhos"

Quem tem ou já teve um cachorro sabe que a cadela fox terrier Michele, que hoje repousa em sepultura na Granja do Torto, jamais será substituída no coração de seus donos, o presidente Lula e a primeira-dama Marisa.

 

Um novo bichinho, porém, está chegando ao lar presidencial: a cadelinha Estrela, de oito meses, um presente do cabeleireiro Wanderley Nunes para o casal. Ela foi batizada com o nome por causa da marca que tem no peito. Estrela é da raça cane corso. Os pais dela são italianos. Quando crescer, ela ficará do tamanho de um doberman.
 

Estrela chegou à família no fim de 2006. Passou o Natal com Lula, em São Bernardo. Pouco depois, foi internada na Acãodemia, do treinador Gilberto Miranda. "É um cachorro para ninguém chegar perto do presidente. Ela foi treinada para morder os cansadinhos", brinca Wanderley, referindo-se ao movimento "Cansei".
 

"Quando eu fui buscá-la, o presidente Lula ficou preocupado. Ele queria saber se o treinamento era feito com carinho e com jeito", diz Gilberto Miranda. Por quatro meses, Estrela recebeu adestramento para "sociabilidade e obediência", e agora está pronta para viver com os novos donos. "Ela é uma cadela bonita, ativa e inteligente", afirma Miranda. Os cães da raça são de guarda, sempre alertas para proteger os donos e as propriedades em que vivem. O treinador conta que a raça cane corso foi trazida pelo apresentador Faustão ao Brasil, há cerca de 15 anos. Têm que se alimentar com ração de primeira linha e tomar banho a cada 15 dias.
 

Com a chegada de Estrela a Brasília, será possível fazer uma espécie de "reunião de governo" dos cães. A ministra Dilma Rousseff, por exemplo, mora com Nego, o cão labrador que já foi de José Dirceu e que ela "herdou" quando o ex-ministro deixou Brasília.

Questão de conceito
O Masp vai fechar para reformas. A partir de 3 de setembro, o museu vai interditar o segundo andar do prédio, onde fica seu acervo permanente, para uma reestruturação física e conceitual. A divisão clássica, por séculos e escolas, vai ser modificada. As obras passarão a ser apresentadas por temas. O prédio, que completa 60 anos em outubro, também passará por uma "faxina" externa, com reforma nos espelhos d'água e nova iluminação.

EM CARTAZ
As exposições temporárias continuarão a ser exibidas no período. Estão no museu "Arte e Ousadia", com a coleção de João Sattamini, e "Da Bauhaus a (Agora!)", que reúne parte da coleção da DaimlerChrysler.

BANDEIRA BRANCA
Alerta geral: o polêmico sofá quadriculado, azul e branco, onde Mônica Veloso, a mãe da filha de Renan Calheiros, aparece nua não faz parte do cenário do ensaio que a "Playboy" publica em outubro. Ela fez poucas fotos no móvel, que não serão incluídas na revista.

SAÚDE
Beto Sicupira, sócio de Jorge Paulo Lemann na InBev, negocia a compra de 800 garrafas de champanhe Dom Pérignon para o casamento da filha, Cecília, com André Sayeg, dia 15 de setembro. Será a maior venda de Pérignon já feita no Brasil. Uma garrafa de 750 ml custa R$ 750 no Empório Santa Maria.

NOVA DIREÇÃO
Flávio Maluf, filho de Paulo Maluf, contratou nova advogada: Gladys Maluf Chamma (apesar do sobrenome, eles não são parentes). A missão de Gladys é diminuir a pensão que ele paga à ex, Jaqueline. O valor é recorde: R$ 217 mil mensais.

RONCA E EU TE ESCUTO
O ator Fábio Assunção roncando de boca aberta no sofá de um saguão "by" Philip Stark. Esta foi a cena presenciada por uma hóspede do hotel Fasano, no Rio de Janeiro, há alguns dias. Detalhe: o galã global não estava hospedado no Fasano. Ele simplesmente entrou, sentou e roncou, esperando a hora de entrar em cena da novela "Paraíso Tropical", que estava sendo gravada na frente do estabelecimento. Perto de Assunção, a atriz Débora Duarte, que também participava do capítulo, comia uma banana.

CURTO-CIRCUITO

A SECRETARIA DE CULTURA promove o seminário "A Formação do Ator", com nomes como Antunes Filho e Etty Fraser, de hoje até sexta-feira, a partir das 19h, no CCSP.
EDUARDO E CHRISTINE BRUDER inauguram hoje, no Morumbi, o learning center Primetime Child Development.
O ADVOGADO MAURICIO LOPES DE OLIVEIRA lança hoje o livro "Nome de Edifício", no hotel Windsor, no Rio de Janeiro.
OS ATORES LEOPOLDO PACHECO e Bárbara Paz fazem leitura do texto "Decameron", no Café Teatro Território Brasil.
O ESCRITOR RODRIGO CAPELLA apresenta textos de seu livro "Poesia Não Vende", no auditório do Masp, às 19h30.
CIRO LILLA recebe, hoje e amanhã, representantes de 25 vinícolas no evento Vini Vinci, no Grand Meliá Mofarrej.
AMAURY JR. e o restaurante Shintori fazem coquetel de lançamento da festa de 100 anos da imigração japonesa.


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Fotos de B.J. Duarte viram livro e mostra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.