São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

"Diálogos" discute hoje o radicalismo

DA REDAÇÃO

A série "Diálogos Impertinentes" apresenta hoje, às 21h, o debate "O Radicalismo", no auditório do Sesc Pompéia (r. Barão do Bananal, s/nš, esquina com a r. Clélia, Pompéia, São Paulo), com a participação do advogado Ives Gandra Martins, professor emérito da Universidade Mackenzie e da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército, e do economista Ladislau Dowbor, professor titular da PUC-SP.
A mediação ficará a cargo de Mario Sergio Cortella, professor do Departamento de Teologia da PUC-SP, e do jornalista Oscar Pilagallo, colaborador da Folha e ex-editor dos cadernos Dinheiro e Sinapse.
O programa é transmitido pela STV - Rede Sesc/Senac de Televisão, pelos canais 3 da Net São Paulo e da Sky, pelo canal 211 da DirecTV e pelo canal 62 da Cambras. Não é necessária a retirada prévia de convites para assistir ao debate, basta comparecer ao local.
O tema do último debate foi "A Exclusão", com a participação de José Márcio Camargo, professor de economia da PUC-RJ, e do jornalista José Arbex Jr., da revista "Caros Amigos".
Falando sobre a noção de "exclusão", Arbex Jr. disse que o conceito vem sendo perigosamente vulgarizado e citou o exemplo da figura do bóia-fria, vista como excluída do agrobusiness. O jornalista defendeu a idéia de que o bóia-fria, pelo contrário, é incluído no sistema: o fato de prestar serviços a preços aviltantes, incluindo trabalhos escravos, é prova de sua inclusão.
O professor Camargo afirmou que a idéia de "exclusão" é multifacetada e que há uma confusão entre este conceito e o de "pobreza". Concordando com Arbex Jr., disse que muitas vezes as pessoas são miseráveis, mas incluídas no processo econômico, como no exemplo dado pelo jornalista.
A série "Diálogos Impertinentes" é promovida pela Folha, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/ 3224-3698, a partir das 14h.


Texto Anterior: Carol Castro atua em "blockbuster" argentino
Próximo Texto: Dança/crítica: "Tempo de Verão" invoca e nega vertigens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.