São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Análise

Festival de Ouro Preto se iguala aos europeus

DO ENVIADO A OURO PRETO

Só a atmosfera de uma cidade histórica como Ouro Preto já tornaria o Tudo É Jazz um evento especial, mas o alto nível musical que marcou sua quinta edição o confirma como um festival que não deve nada a similares na Europa. Raros eventos têm faro musical para escalar uma noite de abertura com o pianista Jason Moran, com Dave Holland e o guitarrista Kurt Rosenwinkel, além do "prata da casa" Toninho Horta.
Moran, que já tinha empolgado a platéia do Chivas Jazz, em 2003, provou que continua na vanguarda do gênero. Suas composições revelam um inventivo diálogo entre as raízes do jazz e o atonalismo "free", sem hermetismos.
Pena que o desentendimento entre a equipe técnica e Toninho Horta, que acabou se excedendo no palco, tenham impedido a anunciada parceria com Rosenwinkel. Todos, inclusive a platéia, perderam com isso.
O público vibrou muito, na segunda noite, com o acordeonista francês Richard Galliano, cuja parceria com o bandolinista carioca Hamilton de Holanda foi aplaudida de pé, por duas vezes. O sax-prodígio Francesco Cafiso exibiu talento, mas não ofuscou o primoroso show do cantor Kurt Elling.
A última noite contou com dois pesos-pesados nacionais: a cantora Leny Andrade e o trombonista Raul de Souza. Porém, para muitos, a surpresa foi o virtuose do violão Romero Lubambo, que forma com Nilson Matta e Duduka da Fonseca o "expatriado" Trio da Paz, atração de hoje no Tom Jazz, em São Paulo.
Ainda no elenco nacional, o duo do flautista Mauro Rodrigues com o baterista Neném, o trio do guitarrista Celso Moreira e o saxofonista Cléber Alves mostraram que a música instrumental mineira vive uma grande fase.


Texto Anterior: Novo CD do grupo já chegou às lojas
Próximo Texto: Edgar Scandurra volta mais roqueiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.