São Paulo, Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 ANOS
Brasil e Itália ficam mais próximos em acordo

da Reportagem Local


Foram anunciadas na última sexta-feira, no Istituto Italiano di Cultura di São Paulo, ações políticas e culturais conjuntas que serão adotadas pelo governo italiano para estreitar suas relações com o Brasil.
Estiveram presentes a vice-ministra de Relações Exteriores da Itália, senadora Patrizia Toia, o embaixador italiano Michelangelo Jacobucci e o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça.
No campo cultural, foi anunciada a realização de um longa-metragem, a ser realizado em uma co-produção ítalo-brasileira, sobre a vida da heroína catarinense Anita Garibaldi.
O filme será produzido pelo italiano radicado no Brasil Bruno Stroppiana e será protagonizado por Cláudia Ohana. O diretor e o roteirista do longa ainda não estão definidos.
Serão implementadas também ações do governo italiano direcionadas às comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil.
Está previsto, por exemplo, um intercâmbio entre a arte barroca de Ouro Preto e da cidade italiana Notto, que possui amplo acervo de trabalhos do período barroco italiano.
Na ocasião, foi lançado o livro da embaixada italiana "Presenza Italiana in Brasile", resultado de uma pesquisa realizada durante seis meses nos arquivos da embaixada brasileira.
A edição, feita pelo instituto, foi produzida em língua italiana. Mas também deverá ser produzida uma edição em português, com data de lançamento ainda não definida.
No terreno político, foi apresentada uma nova lei que permite a todos que possuam passaporte italiano, residentes em qualquer parte do mundo, votar nas próximas eleições para cargos públicos na Itália.


Texto Anterior: Erudito - Crítica: "Carmina" tem boas escolhas em SP
Próximo Texto: Política cultural: Projeto taxa mais o filme estrangeiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.