São Paulo, Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
"Zoom" disseca o universo das trilhas sonoras nacionais

CARLOS BOZZO JUNIOR
especial para a Folha

Qual é a importância de uma trilha sonora para uma obra? Como ela é feita? Quem as faz?
Respostas para essas e outras perguntas estão no "Zoom", que vai ao ar hoje, às 23h30, na TV Cultura. O tema do programa é: "Importantes Nomes da Trilha Sonora Brasileira".
A importância, o conceito, a criação, a técnica e a produção de uma trilha são comentados por seis conceituados "trilheiros" do mercado nacional: André Abujamra, Cid Campos, Dudu Marote, Caíto Marcondes, Paulo Santos e Lívio Tragtenberg. O programa traz também, além do panorama da música funcional, previsões de quem a produz.
Caíto Marcondes, responsável, entre outras, pela trilha do premiado longa-metragem "O Cineasta da Selva", de Aurélio Michiles, comenta uma das lições que teve com seu professor, o maestro alemão Hans-Joachim Koellreutter.
"Ele dizia que um dos últimos compositores de concerto, falando-se de música erudita, foi Stravinski. E que o caminho da música é a música funcional, em que os compositores poderão exercitar sua criatividade em função de um balé, de uma peça de teatro ou de um filme".
A tecnologia para fazer esse tipo de música evoluiu bastante e ajuda muito a quem sabe dosá-la. Mas como se aprende isso? O ideal talvez seja uma mescla de tecnologia com um bom conhecimento musical.
"Eu não sou um bom professor. Quem sabe faz. Quem não sabe ensina. Quem não sabe ensinar ensina a ensinar. Quem não sabe ensinar a ensinar vira crítico", diz o guitarrista André Abujamra, criador da trilha sonora de "Carlota Joaquina", da diretora Carla Camurati.
No decorrer do programa, trechos de alguns trabalhos realizados por esses músicos são mostrados, entre eles, "Castelo Rá-Tim-Bum", trilha de André Abujamra, e "Poesia É Risco", de Cid Campos.


Texto Anterior: Política cultural: Projeto taxa mais o filme estrangeiro
Próximo Texto: Música: "Sou Elis Regina. Fui num spa me esticar"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.