São Paulo, terça-feira, 27 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site reúne cartas históricas e de famosos

Página armazena desde bronca em Lindsay Lohan a manuscrito do século 9º

Recém-criado por blogueiro inglês, Letters of Note tem 50 mil visitantes únicos por dia; documentos guardados são vistos em fac-símile


RAQUEL COZER
DA REPORTAGEM LOCAL

Tudo o que escrever para outra pessoa pode ser usado contra você. Ou ao menos ser publicado no Letters of Note (www.lettersofnote.com) se você, o destinatário ou a história envolvida tiver alguma relevância em âmbito mundial.
O site, recém-criado pelo inglês Shaun Usher, 31, teve destaque em blogs como o Boing Boing e recebe hoje uma média de 50 mil visitantes únicos por dia, com a proposta de "garimpar cartas, cartões, telegramas e memorandos fascinantes".
Entre documentos encontrados por Usher, escritor de conteúdo de sites corporativos, e outros enviados por leitores, a página tem mais de 80 cartas, desde um manuscrito do século 9º até um memorando para a atriz Lindsay Lohan -todos acompanhados por fac-símiles e informações sobre qual é a fonte da carta.
No primeiro caso, está uma das "atuais preferidas" de Usher. É um modelo de texto para um convidado enviar ao anfitrião de um jantar pedindo desculpas por ter ficado bêbado. O manuscrito "de etiqueta", do ano 856, foi localizado por pesquisadores na China. "É incrível pensar que há tanto tempo as pessoas já faziam papel de idiotas ao jantar. Não importa o quanto avancemos em tecnologia, nossas personalidades são iguais", diz Usher à Folha.
O documento destinado a Lohan é um puxão de orelha na atriz que vinha faltando às filmagens de "Ela É a Poderosa" (2007). "Sabemos que seu costume de ir a festas é a real razão para a sua chamada "exaustão'", escreve um produtor.
Usher começou a blogar em 2007, para passar o tempo "num trabalho entediante de vendas". A grande repercussão de seu primeiro blog, DeputyDog, sobre arquitetura, o fez pensar na internet como mercado. Largou o emprego e passou a escrever para sites, ao ponto de ficar sem tempo para atualizar o blog.
Percebeu então que um site sobre cartas lhe tomaria menos tempo, embora às vezes gaste horas para confirmar a autenticidade delas. "Pesquiso o quanto posso, mas há sempre uma pequena chance de que não seja verdadeira", admite.
Documentos recentes incluem um memorando de Matt Stone, um dos criadores de "South Park". Enviado antes da estreia do longa, em 1999, para a Motion Picture Association of America, fala sobre cortes feitos para que o filme pudesse ser visto por adolescentes.
Entre as alterações, escreve Stone, eles colocaram "uma animação que revela que Winona não está jogando bolas de pingue-pongue de sua vagina. Ela está, de fato, batendo nas bolas com uma raquete". Mas, segue, "deixamos as cenas com a mãe do Cartman e o cavalo. É a única piada pela qual queremos lutar". O pé do documento inclui um P.S. de Stone: "Esse é o meu memorando preferido na história".
Usher, cujo nome profissional hoje está ligado ao sucesso de seus blogs, não concorda com a ideia de que estes estejam morrendo graças a redes sociais como o Twitter. "Elas permitem promovê-los, já que em segundos dá para alertar milhares de pessoas sobre novos posts. Blogs e redes sociais se complementam."


Texto Anterior: Documentário expõe clube de swing de NY nos anos 70
Próximo Texto: Debate: CCBB-SP tem encontro que discute corpo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.