São Paulo, terça-feira, 27 de outubro de 2009

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Crítica

Fashion Rocks foi festa para gringo ver

Primeira edição latina do evento que une moda e música ganhou tom ufanista e de divulgação turística do Rio de Janeiro

VIVIAN WHITEMAN
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

As roupas foram meras coadjuvantes na primeira edição latina do Fashion Rocks. De olho na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016, o evento foi formatado para ser, muito além da moda, uma plataforma de divulgação turística do Rio. O resultado foi uma grande festa com ares ufanistas "para gringo ver", gostar e, de preferência, investir.
O evento começou com um leilão fashion beneficente na sexta e terminou no sábado, numa arena montada no Jockey Clube do Rio. O formato foi o mesmo da matriz inglesa: nomes de destaque no cenário musical são convidados para fazer, ao vivo, a trilha de um desfile de moda.
A seleção de grifes foi representativa do primeiro time da moda mundial: Givenchy, Versace, Marc Jacobs e Calvin Klein formaram o time gringo. Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Lenny e André Lima representaram o circuito nacional. Mas mal dava para prestar atenção às roupas- as modelos passavam rapidamente e o público estava mais interessado na parte musical.
Os microshows de Grace Jones e Diddy e a hilária aparição da diva Mariah Carey- que mal podia se mexer enfiada num voluptuoso vestido sereia- foram os pontos altos da noite, que contou ainda com Daniela Mercury, Wanessa e Ja Rule.
Entre uma apresentação e outra, porém, os organizadores encaixaram vídeos sobre as belezas do Rio, sobre o Carnaval e chamaram ritmistas da bateria da Grande Rio e algumas passistas para encerrar a noite.
O discurso de introdução lido pela apresentadora Fernanda Lima começou com referências à Copa e à Olimpíada, passando pela bossa nova e pela beleza das brasileiras até chegar às obras sociais realizadas e apoiadas pelos governos municipal e estadual do Rio.
Na primeira fila, cercados por socialites, atores da Globo e convidados estrangeiros -como o fotógrafo Mario Testino e a estilista Donatella Versace-, estavam o governador do Rio, Sergio Cabral, e o prefeito da capital, Eduardo Paes.
Embora as roupas tenham ficado em segundo plano, o Fashion Rocks pode se transformar numa boa vitrine. Para o país e até para a moda.


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