São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maria de Medeiros vive fantasia à la Amelie

35ª MOSTRA DE SP Portuguesa estrela "Frango com Ameixas", de Marjane Satrapi, criadora de "Persépolis"

Atriz, que está em SP, também figura em "Fim de Semana à Beira-Mar" e dirige segmento de "Mundo Invisível"

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Quando foi apresentado no Festival de Veneza, em setembro, "Frango com Ameixas" despertou comparações com "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", de Jean-Pierre Jeunet, por conta do tom de fantasia de sua narração.
A atriz portuguesa Maria de Medeiros, que estrela o longa dirigido pela dupla Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud -responsáveis por "Persépolis"-discorda.
"Não creio que a comparação seja pertinente. Essa é uma história trágica. Quem vê fica do início ao fim com um enorme sorriso, embora se conte ali algo muito triste", afirmou ela à Folha durante estada em São Paulo para apresentar a produção.
Baseada na graphic novel homônima escrita por Satrapi, "Frango com Ameixas" é ambientado na Teerã de 1958 e narra a história de um violinista que, após ter o instrumento quebrado pela mulher, deseja morrer por não encontrar nenhum outro capaz de reproduzir o som do anterior.
Para Medeiros, o longa carrega uma força política tal qual "Persépolis", que conta o exílio de Satrapi após a Revolução Iraniana de 1979. "À primeira vista é mais um filme de amor, mas, no fundo, ele fala também de uma falta de liberdade que leva a uma grande infelicidade", disse.
Filmado em Berlim, com atores de diferentes nacionalidades, o longa é protagonizado por Mathieu Amalric e é todo falado em francês.

OUTRAS PRODUÇÕES
Medeiros é velha conhecida da Mostra de São Paulo e já veio ao evento como atriz, diretora e cantora.
Desta vez ela apresenta ainda o longa "Fim de Semana à Beira-Mar", de Pascal Rabaté, no qual atua. O filme se inspira no universo de Jacques Tati e conta, sem diálogos, situações de um fim de semana numa praia. Coincidentemente, o diretor é quadrinista como Satrapi.
A atriz ainda dirige um dos segmentos de "Mundo Invisível", produzido por Leon Cakoff (1948-2011) e Renata de Almeida. Nele, ela aborda a invisibilidade de um garçom do hotel Fasano.
"Tenho muita gratidão ao Leon por tudo o que ele fez ao cinema de autor. Estou feliz de estar aqui com um trabalho idealizado por ele."

FRANGO COM AMEIXAS
DIREÇÃO Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
PRODUÇÃO França/Alemanha/Bélgica, 2011
QUANDO hoje, às 14h, n Cinesesc; dia 30, às 22h, no Unibanco Arteplex; 31 e 1º/11, às 14h, no Espaço Unibanco Pompeia
CLASSIFICAÇÃO 18 anos

FIM DE SEMANA À BEIRA-MAR
DIREÇÃO Pascal Rabaté
PRODUÇÃO França, 2011
QUANDO dia 28, às 17h30, e 29, às 16h20, no Cinesesc; e 31, às 19h, no Cine TAM
CLASSIFICAÇÃO livre

MUNDO INVISÍVEL
DIREÇÃO vários
PRODUÇÃO Brasil, 2011
QUANDO dia 2, às 20h, e 3, às 19h10, no Unibanco Arteplex
CLASSIFICAÇÃO 14 anos



Texto Anterior: Apesar de seus filmes, ator diz rejeitar o rótulo de "esquisito"
Próximo Texto: Diário da calçada - Vanessa Barbara: Maratona é isso aí
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.